CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Assinatura de dois protocolos entre o CEPESE, o Instituto Politécnico da Guarda e a Câmara Municipal da Guarda

No dia 18 de abril de 2019, o CEPESE, assinou um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), e um outro com a mesma Instituição e a Câmara Municipal da Guarda. A cerimónia, que decorreu nas instalações do Instituto Politécnico da Guarda, foi presidida pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor doutor João Sobrinho Teixeira.

No passado dia 18 de abril, o CEPESE, representado pelo seu Presidente, professor doutor Fernando de Sousa, assinou um protocolo com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), representado pelo seu Presidente, professor doutor Joaquim Brigas, tendo em vista o estabelecimento de relações de cooperação entre as duas Instituições, em áreas de interesse mútuo. No âmbito da execução deste protocolo, o CEPESE e o IPG comprometeram-se a estabelecer parcerias para a realização e participação em projetos de investigação conjuntos, assim como ao intercâmbio de informações estatísticas e de outra natureza. Além do IPG passar a usufruir da categoria estatutária de sócio coletivo do CEPESE, este protocolo criou um polo de investigação do CEPESE nas instalações do Instituto Politécnico da Guarda, de forma a contribuir para a intensificação da produção científica desta Instituição.

Teve ainda lugar a assinatura de um protocolo entre o CEPESE, o IPG e a Câmara Municipal da Guarda, representada pelo seu Presidente, doutor Carlos Monteiro, tendo em vista o desenvolvimento de um projeto de investigação intitulado História da Cidade da Guarda. Das Origens à Atualidade, que visa dar a conhecer a História da Guarda desde os primeiros vestígios de ocupação humana no seu território até ao presente, através de uma leitura original e autêntica da sua história política, instituições administrativas, estruturas demográficas, sociais e económicas, das suas elites, das múltiplas funções exercidas pela cidade, das relações cidade/campo e da evolução, renovação e construção do espaço urbano da cidade, sublinhando e contrastando o intemporal com as mudanças e ruturas operadas ao longo dos séculos.