CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Presentation

CEPESE is responsible for several publications, including its own journal, População e Sociedade, published twice a year, books, thematic collections and working papers, with the aim of disseminating the results of the activities it carries out. In this section, we seek to make known CEPESE’s publications, searchable by theme, author or work, also including a section dedicated to the dissemination of articles by our researchers published in scientific journals (still under implementation).

População e Sociedade

Revista destinada a publicar a produção científica dos investigadores do CEPESE e de investigadores externos. As edições são de natureza temática, contando, no entanto, com uma secção "Varia", desde 2010. A revista do CEPESE integra o Latindex – Sistema de Informação para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas, Espanha e Portugal, e o ERIH – European Reference Index for the Humanities (History).

Economia e Sociedade

A coleção "Economia e Sociedade" foi criada com o objetivo fundamental de contribuir para a divulgação da produção científica desenvolvida pelos investigadores do CEPESE em torno de temas diretamente relacionados com a sociedade e demografia portuguesas.

Militarium Ordinum Analecta

A coleção "Militarium Ordinum Analecta" tem como principal objetivo a transcrição e análise de fontes essenciais para o estudo das ordens religiosas e militares existentes em Portugal durante a Idade Média.

Relações Portugal-Espanha

Esta secção reúne as obras que resultaram de diversos Seminários organizados pelo CEPESE no âmbito das relações históricas e ao presente entre Portugal e Espanha, bem como outras publicações que incidem sobre esta temática.

Emigração Portuguesa para o Brasil

Os trabalhos apresentados nesta secção resultam da investigação produzida por especialistas portugueses, brasileiros, espanhóis e italianos no âmbito dos projetos que o CEPESE tem desenvolvido em torno da história da emigração de Portugal para o Brasil.

Portugueses no Mundo

A coleção "Portugueses no Mundo" destina-se a publicar trabalhos de investigação que sejam um testemunho da diáspora portuguesa e do seu impacto nas mais diversas partes do mundo, ou que, de alguma forma, contribuam para o conhecimento das comunidades portuguesas no estrangeiro, nas suas múltiplas facetas.

Cultura e Identidade

Trabalhos de investigação sobre Cultura e Identidade nas diversas facetas que estes conceitos podem assumir, inseridos na realidade portuguesa.

Douro e Real Companhia Velha

Esta secção reúne as obras que o CEPESE tem vindo a publicar nos últimos anos sobre o Alto Douro, e muito particularmente, sobre a Real Companhia Velha, a mais antiga empresa portuguesa, e cujas origens remontam à região duriense, profundamente marcada pela ação desta Empresa desde 1756.

Arte e Património

As obras apresentadas nesta secção resultam dos trabalhos produzidos pelo Grupo de Investigação do CEPESE "Arte e Património Cultural de Portugal", com o intuito de promover o estudo de artistas e artífices portugueses, e das obras por eles produzidas nos territórios ligados à diáspora portuguesa, de forma a dar um contributo relevante para a Historiografia da Arte Portuguesa, desde finais da Idade Média ao século XX.

Relações Internacionais

As obras aqui apresentadas incidem não só sobre as Relações Internacionais enquanto ciência autónoma, mas apresenta também estudos referentes a temáticas específicas no âmbito das RI.

E-Journal of Portuguese History

A partir de 2011, o CEPESE passou a patrocinar o E-Journal of Portuguese History, revista exclusivamente em formato digital, com arbitragem científica, que fica assim disponível para consulta a todos os investigadores do CEPESE através do nosso Portal.

Porto Contemporâneo

Trabalhos de investigação histórica sobre a cidade e município do Porto desde a instauração do liberalismo em Portugal à atualidade.

Working Papers

Esta secção disponibiliza ao público, em formato digital, trabalhos de investigação e artigos da autoria de investigadores do CEPESE, permitindo ao mesmo tempo uma maior divulgação da produção científica produzida e o livre acesso a essa mesma informação.