Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navigation

Você está aqui: Entrada / Instituição

Apresentação

  

O CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade é uma Instituição de Utilidade Pública consagrada à investigação científica, de vocação interuniversitária, com estatutos próprios, fundada pela Universidade do Porto e pela Fundação Eng. António de Almeida.

A sua investigação desenvolve-se nos mais diversos domínios da História, Património, Arte, Relações Internacionais, População e Prospectiva, Psicologia, Sociologia, Economia Social, e todas as áreas das Ciências Sociais e Humanidades que de alguma forma contribuam para o estudo, análise e compreensão da sociedade, entendida num sentido lato, da sua evolução histórica, caracterização ao presente e desafios futuros.

Para tal, o CEPESE apoia a realização de estudos e projetos de investigação, propiciando o debate dos resultados em seminários e outros encontros científicos regulares e pluridisciplinares, e promovendo a sua publicação em livros, na sua revista População e Sociedade, de periodicidade anual, e através das colecções que edita: Militarium Ordinum Analecta, Economia e SociedadeArte e Património e Os Portugueses no Mundo.

Para além dos seus próprios projectos de investigação, o CEPESE desenvolve projectos em colaboração com outras universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros, com alguns dos quais tem protocolos de colaboração.

O CEPESE dispõe de instalações próprias em edifício autónomo da Universidade do Porto, e que inclui quatro gabinetes de trabalho, duas salas de reuniões e biblioteca. Está equipado com computadores com acesso a Internet de banda larga e ligados em rede, servidores próprios, impressoras laser a cores, scanner, fotocopiadora e videoprojector.

Ao presente, o CEPESE tem mais de 300 associados individuais, além de duas dezenas de sócios colectivos e patronos de honra, onde se incluem instituições de ensino superior, câmaras municipais, fundações e empresas privadas que valorizam a investigação científica.

O financiamento básico do CEPESE é assegurado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, através do financiamento plurianual, pelos Projectos de Investigação que desenvolve, pelos apoios obtidos através do mecenato científico, destinados a publicações e seminários, e pelas quotas dos associados colectivos e individuais.

 

Missão do CEPESE

  • Desenvolver a investigação em História e nas Ciências Sociais, através da publicação e difusão dos resultados obtidos em livros, revistas nacionais e estrangeiras acreditadas, e em plataformas digitais;
  • Promover e difundir a cultura científica na sociedade portuguesa, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento da sociedade de informação;
  • Reforçar a presença portuguesa no mundo, através do estabelecimento de relações com a comunidade científica internacional, privilegiando os países da Europa do Sul e os países de língua oficial portuguesa;
  • Formar e apoiar, científica e materialmente, jovens investigadores, nomeadamente os que se encontrem empenhados na preparação de teses de mestrado e doutoramento.

 

Pontos fortes do CEPESE

  • Instalações autónomas e modernas, com os equipamentos informáticos indispensáveis, incluindo servidores próprios.

  • Importante integração social e cultural na sociedade civil, através da cooperação com numerosas instituições públicas e privadas (municípios, fundações, universidades, empresas).

  • Elevado número de doutores susceptíveis de integrar projectos de investigação, que permite, com os restantes investigadores, a constituição de equipas com razoável dimensão e unidade.

  • Importante grau de internacionalização das suas actividades, mantendo relações privilegiadas com o Brasil, Espanha e Itália.

  • Presença em diversas plataformas na Internet, que disponibilizam ao grande público bases de dados, publicações e outros resultados dos projectos de investigação.

  • Biblioteca especializada, totalmente informatizada, e com o seu acervo constantemente enriquecido.

  • Existência de um Secretariado permanente, com formação adequada, para apoio aos investigadores e às atividades desenvolvidas.

 

Acções do Documento

« Setembro 2016 »
Setembro
Do
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930