CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Anúncio para contratação de um investigador doutorado, na área de História Contemporânea, ao abrigo da Contratação de Doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional

Encontra-se aberto concurso para contratação de um investigador doutorado, na área de História Contemporânea, ao abrigo da Contratação de Doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).

Área Científica: História Contemporânea

Requisitos de admissão:

Formação Académica: Doutoramento em História Contemporânea (concluído há pelo menos 3 anos).

Projeto de investigação: Apresentação de um projeto de investigação devidamente fundamentado, enquadrado na temática Relações Portugal/Brasil;

Outros Requisitos: Bons conhecimentos de inglês, falado e escrito; iniciativa, espírito crítico e disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais.

Competências do candidato: Além das competências expressas neste Anúncio, relativas à área científica do doutoramento, domínio de línguas e experiência pós-doutoral, é ainda requerido:

  • Domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente a suíte de aplicativos Office 2013.

Modo de seleção:

  • A seleção far-se-á através de avaliação curricular e da apreciação do projeto apresentado;
  • O júri poderá ainda determinar, caso verifique essa necessidade, a admissão a entrevista presencial.

Vencimento: O investigador selecionado auferirá o vencimento até ao índice 195 do estatuto da carreira de investigação científica.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 99/2003, de 27 de agosto, Decreto-Lei n.º 124/99, de 20 de abril, e o Regulamento Contratação de doutorados para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional – 2009 (http://www.fct.pt/apoios/contratacaodoutorados/regulamento.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do CEPESE e nos locais que o CEPESE determine, em função das necessidades de investigação presencial em arquivos e casas de cultura.

Duração do contrato: O contrato terá a duração de 10 meses, com início previsto em 1 de novembro de 2014.

Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor Fernando de Sousa (CEPESE (CV disponível em: http://www.cepese.pt/portal/pt/instituicao/documentos-importantes/cv-fernando-de-sousa/view)), Professora Doutora Maria Ortelinda Barros (CEPESE (CV disponível em: http://www.cepese.pt/portal/pt/instituicao/documentos-importantes/cv-ortelinda-barros/view)), Professora Doutora Izilda Matos (PUC-SP (CV disponível em: http://www.cepese.pt/portal/pt/instituicao/documentos-importantes/cv-izilda-matos/view)), Professora Doutora Lená Menezes (UERJ (CV disponível em: http://www.cepese.pt/portal/pt/instituicao/documentos-importantes/cv-lena-menezes/view)) e Professora Doutora Nazaré Sarges (UFPA (CV disponível em: http://www.cepese.pt/portal/pt/instituicao/documentos-importantes/cv-nazare-sarges/view)).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão comunicados aos candidatos através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de agosto a 20 de outubro de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • cópia de documento de identificação;
  • curriculum vitae;
  • certificado de habilitações;
  • carta de motivação (máximo 500 palavras);
  • projeto de investigação enquadrado na temática Portugal/Brasil.

As candidaturas devem ser remetidas por correio registado para CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, Rua do Campo Alegre, 1021, 4169-004 Porto, à atenção de: Júri do Concurso CONTRATACAODOUTORADOS/CEPESE/2014

Edital