CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Palestra "Fotografias em Arquivos Pessoais - A Importância do Contexto e os Desafios das Redes Sociais"

No passado dia 12 de julho, o CEPESE recebeu nas suas instalações a Prof. Doutora Anna Carla Mariz. Especialista em Ciências da Informação, a Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), proferiu uma palestra com o seguinte tema: "Fotografias em Arquivos Pessoais - A Importância do Contexto e os Desafios das Redes Sociais".

Contando com a presença de vários investigadores e estudantes universitários, a palestra tratou da importância do documento fotográfico como parte dos arquivos pessoais, especialmente com o acesso crescente das pessoas aos meios de produzir fotografias. Para isso, apresentou-se a definição de arquivos e situaram-se os documentos fotográficos nesta definição, abordando-se igualmente o contexto arquivístico e a organicidade e chamando-se a atenção para a importância destes conceitos no tratamento dos acervos fotográficos. A necessidade de que as fotografias sejam inseridas na gestão de documentos da instituição, e não tratados como documentos à parte devido ao seu suporte diferenciado foi também um dos assuntos discutidos nesta sessão.

Foram abordadas as funções da fotografia, entre elas a de informar e a de contribuir com a construção da memória, e o processo de democratização da fotografia, tanto a analógica quanto a digital, reforçando-se a importância da identificação dos documentos fotográficos para que possam ser utilizados e de que essa identificação seja feita o quanto antes para evitar a perda de informações.

Por último, foram ainda apresentados os resultados parciais de uma pesquisa sobre os documentos fotográficos nas redes sociais, sobre a forma como as pessoas estão a lidar com a guarda e recuperação das suas fotografias a partir das suas publicações na internet.