CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Notícias

IPRI - Instituto Português de Relações Internacionais

O CEPESE celebrou, em maio de 2015, um protocolo de cooperação com o Instituto Português de Relações Internacionais, com o objetivo de promover a participação de investigadores em programas de responsabilidade conjunta; prosseguir trabalhos de investigação de interesse singular para ambas as partes, pondo à disposição dos seus responsáveis e/ou colaboradores os recursos humanos e materiais que contribuam para o seu objetivo; e colaborar ou realizar conjuntamente atividades culturais ou sociais de interesse para ambas as partes.

Semana da Ciência e da Tecnologia 2015

Entre os dias 23 e 28 de novembro de 2015, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, iniciativa do Programa Ciência Viva promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o CEPESE recebeu diversos estudantes do ensino superior, interessados em conhecer a atividade desenvolvida por um centro de investigação em ciências sociais e humanas. Além de terem sido promovidos workshops dedicados às metodologias da investigação em Ciências Sociais e Humanas, foram oferecidas a todos os participantes publicações editadas pelo nosso Centro.

O CEPESE e a Universidade de Vármia-Masúria celebraram um protocolo de cooperação

O CEPESE e a Universidade de Vármia-Masúria (Olsztyn, Polónia) celebraram, em abril de 2015, um protocolo de cooperação que visa a troca de publicações, a produção de trabalhos científicos conjuntos e a troca de experiências entre os investigadores das duas instituições. A Universidade de Vármia-Masúria é uma das maiores e mais prestigiadas universidades públicas da Polónia, com mais de 40 mil alunos, entre os quais cerca de 350 doutorandos.

Happy Conference 2015

No próximo dia 18 de março, na Reitoria da Universidade Nova em Lisboa, terá lugar a sexta edição da Happy Conference.

Relatório Final do projecto A Emigração de Portugal para o Brasil. Dinâmicas demográficas e discurso político

O projeto "A Emigração de Portugal para o Brasil. Dinâmicas demográficas e discurso político", coordenado pelo professor Fernando de Sousa, foi avaliado muito positivamente pelos membros do painel de História, que lhe atribuiu a classificação máxima. Nos seus comentário, o painel refere que os objetivos científicos previstos foram plenamente atingidos, que os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível de publicações em revistas internacionais, e que o projeto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projeção internacional da equipa envolvida.