Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navigation

Você está aqui: Entrada / Investigação / Bases de dados / Relações Luso-Espanholas na Idade Média
Relações Luso-Espanholas na Idade Média

No âmbito do Projeto de Investigação: O «Quadro Elementar das Relações Políticas e Diplomáticas de Portugal com as diversas potências do Mundo desde o Princípio da Monarchia Portugueza até aos nossos dias; ordenado e composto pelo Visconde de Santarém. Tomos I e II», ponto de partida para a compreensão das relações entre Portugal e os demais Reinos Ibéricos (séc. XII-XVI), elaborado no âmbito do Programa Ciência 2007, FCT, Contratação de Doutorados para o SCTN, 04/24/2007, que decorreu entre 1 de Fevereiro de 2008 e 31 de Janeiro de 2013, procedeu-se, entre outras atividades, à organização de uma Base de Dados intitulada: Relações Luso-Espanholas na Idade Média.

Esta Base de Dados, encontra-se em regime de livre acesso, e é disponibilizada a partir do CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, anexo à Universidade do Porto), instituição de acolhimento do referido projeto.

Observações sobre a consulta da Base de Dados

Os dias, meses ou anos não identificados foram marcados com [...]. Os dias, meses ou anos com hipóteses de datação proposta foram também apresentados entre [...].

As cotas da documentação foram atualizadas sempre que já se dispunha da sua publicação ou sumarização em obras mais recentes (exemplo: As cotas provenientes do Archivo General de Simancas, citadas na obras Corpus Documental…, foram preferidas em desfavor daquelas que se apontam na obra de Luís Suarez Fernandez e Antonio De la Torre, Documentos referentes a las relaciones…, por se tratar esta de uma obra mais antiga).

Nos campos Publicado, Sumariado ou Observações, as referências bibliográficas aparecem de forma abreviada. A citação completa de todas elas pode encontrar-se em VER MAIS

Para facilitar a consulta, foi elaborada uma lista de siglas e abreviaturas utilizadas. VER MAIS

Os campos de pesquisa disponíveis permitem a identificação de documentos por data (devendo sempre mencionar uma Data Início/Data Fim) e por tema (utilizando o campo de pesquisa livre, onde se podem escrever nomes, lugares, referências arquivísticas, etc).

Em caso de pesquisa por data que corresponda a um período longo (por exemplo, um século), deve ser colocado a data completa de início (por exemplo 1400-01-01) e da data completa de fim (por exemplo, 1499-12-31).

NOTA: Uma Base de Dados desta natureza exige um esforço complementar de revisão das informações disponibilizadas. Trata-se de uma Base de Dados que pretende constituir um instrumento de trabalho, pelo que estará sempre em atualização.

Maria Cristina Pimenta


Pesquisa


Data Início (aaaa-mm-dd) --
Data Fim (aaaa-mm-dd) --
Campo Livre

« Setembro 2017 »
Setembro
Do
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930