CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE
Dados Pessoais

Ricardo Manuel Magarinho Bessa Moreira


NomeRicardo Manuel Magarinho Bessa Moreira
ProfissãoProfessor Universitário
InstituiçãoUniversidade Lusófona Porto
Área de InvestigaçãoPoder, Negociação e GRH     
Área de FormaçãoGestão de Recursos Humanos e psicologia do trabalho
Grau AcadémicoDoutoramento
Grupo de InvestigaçãoOrganizações, Turismo e Património
Atividade Científica

Artigos em revistas nacionais com revisão científica


2019. CUNHA, Pedro. MONTEIRO, Ana Paula. BESSA MOREIRA, Ricardo. ""Avaliação da tendência para o rumor: validação portuguesa da escala TGQ (Tendency to Gossip Questionnaire)" - Submetido" in Revista Estudos em Comunicação (publicação do Labcom-IFP). ISSN: 1646-4974 , ISSN/ISBN: ISSN: 1646-4974 .

2019. CUNHA, Pedro. MONTEIRO, Ana Paula. LOURENÇO, Abílio . MOREIRA, Ricardo. "Publicação de artigo como último co-autor, com Pedro Cunha, Ana Paula Monteiro e Abílio Lourenço intitulado “Conflitos em contexto de saúde: um instrumento de avaliação de estilos de gestão de conflito\"." in Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Nº 20 , ver online.

2018. MOREIRA, Ricardo. "Publicação de Artigo intitulado Na corda bamba entre competição e a cooperação: subsídios para a compreensão de algumas estratégias negociais da GRH como intermediária, no âmbito da VII Conferência de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, para o Special issue da Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas (ISCAP - P.Porto)." in no Special issue da Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas (ISCAP - P.Porto) RCEJ/Rebules | N.º 29 - 2017 | pp. 059-080. ISSN:1646-1029. DOI: https://doi.org/10.26537/rebules.v0i28.1024,

2018. MOREIRA, Ricardo. "Publicação de artigo intitulado \"As pessoas como o activo mais importante da organização: retórica, realidade ou utopia?\"" in para o nº 7 da Revista Mátria XXI do CIJVS, ISSN/ISBN: ISSN: 2183-1467.

2015. MOREIRA, Ricardo. "O poder dos “sem poder”: subsídios sobre a relevância do poder informal nas organizações”" in Mátria Digital, 2, pp. 259-284. Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. ISSN/ISBN: ISSN: 2183-1467.



Artigos em revistas internacionais com revisão científica

2015. MOREIRA, Ricardo. SILVA, Amélia. PEREIRA, José Manuel. LOPES, Alice. MAGALHÃES, Carla. "Foucault’s perspective of performance appraisal in public administration" in Mediterranean Journal of Social Sciences, 2/6, pp. 375-385. Roma: MCSER - Mediterranean Center of Social and Educational Research. ISSN/ISBN: 2039-2117. ver online.



Artigos em livros de atas

2015. MOREIRA, Ricardo. "Reflexão sobre gestão de pessoas e sensibilidades nas organizações: formação, informação e transformação no limiar do século XXI" in 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura, pp. Vila Nova de Gaia: ISPGAYA. ISSN/ISBN: 978-972-8182-17-5.



Capítulos de livros, incluindo ensaios e livros de homenagem

2016. MOREIRA, Ricardo Bessa. "Representações sobre o papel do gestor de pessoas como facilitador nas negociações informais: breve abordagem qualitativa\", pp., 225-38 " in Psicologia do Trabalho e das Organizações: Contributos. Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga. ISBN: DOI10.17990/Axi/2016_9789726972556_225. ver online.



Participação em seminários e conferências com comunicação

2017. MOREIRA, Ricardo. "Comunicação via poster, intitulada Na corda bamba entre competição e a cooperação: subsídios para a compreensão de algumas estratégias negociais da GRH como intermediária, para a VII Conferência de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (ISCAP)." in VII Conferência de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos. Porto: ISCAP, 2017-04-07.

2017. MOREIRA, Ricardo (co-autor). " “Versão portuguesa de uma escala de avaliação da tendência para o rumor/boato”(com os seguintes colegas que me precedem na seguinte ordem: Ana Paula Monteiro, Pedro Cunha e Abílio Lourenço) " in no XXI EIRI – Encontro Internacional de Reflexão e investigação, intitulada, na UTAD, Vila Real. V. REAL: UTAD, 2017-04-06.

2017. MOREIRA, Ricardo. "Apresentação de comunicação (a convite da organização) , intitulada “Intersecções teórico-práticas entre gestão de conflitos e de pessoas nas organizações: duas estratégias e um destino\"" in no I Colóquio sobre “O Estado da Arte da Gestão de Conflitos em Portugal”. Porto: UFP, 2017-10-03.

2015. MOREIRA, Ricardo. "Reflexão sobre gestão de pessoas e sensibilidades nas organizações: formação, informação e transformação no limiar do século XXI" in 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura. Vila Nova de Gaia: ISPGAYA, 2015-07-17 a 2015-07-18.

2015. MOREIRA, Ricardo. "O Ser e o Parecer: breves apontamentos sobre as perspectivas política e negocial da GRH" in Assembleia de Investigadores do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, 2015-02-19 a 2015-02-19.



Outros indicadores

2017. MOREIRA, Ricardo. Janeiro de 2017 - Participação como orientador na composição de um júri de provas para a atribuição do grau de mestre em Gestão à licenciada Cheila de Sousa Santos, com a tese intitulada “A Influência das hierarquias na satisfação dos colaboradores: um estudo de caso sobre a cultura e o clima no sector bancário no Norte do Pais.”, realizada na Universidade Lusófona do Porto..

2016. MOREIRA, Ricardo. Participação como arguente na composição de um júri de provas para a atribuição do grau de mestre em Gestão ao licenciado Manuel Maria Gonçalves Gandra, com a tese intitulada “A importância da inteligência emocional nas competências de gestão”, realizada na Universidade Lusófona do Porto..

2016. MOREIRA, Ricardo. Julho de 2016 - Participação como arguente na composição de um júri de provas para a atribuição do grau de mestre em Ciências Empresariais à licenciada Rosângela Maria Ferreira, com a tese intitulada “Gestão de Conflitos de Poder nas Relações Intersetoriais em Território Minerador”, realizada na UFP – Universidade Fernando Pessoa, Porto..

2015. MOREIRA, Ricardo. Participação como arguente na composição de um júri de provas para a atribuição do grau de mestre em Gestão à licenciada Dânia Sousa Tavares, que defendeu a tese intitulada “A intervenção do departamento de Recursos Humanos em contexto de mobbing: um estudo de caso numa empresa hoteleira”, realizada na Universidade Lusófona do Porto, em novembro..

2015. MOREIRA, Ricardo. Participação como arguente na composição de um júri de provas para a atribuição do grau de mestre em Gestão à licenciada Ana Sofia Pereira de Almeida Reinaldo, que defendeu a tese intitulada “A relação entre a motivação e o sistema de recompensas no mercado de trabalho: um estudo comparativo entre o sector público e privado em Portugal”, realizada na Universidade Lusófona do Porto, em setembro.

2015. MOREIRA, Ricardo. Participação como presidente do júri de provas para a atribuição do grau de mestre em Gestão do Turismo à licenciada Aldina dos Reis Camboa Cabral, que defendeu a tese intitulada “A importância da educação literária no gosto e no interesse pelo património cultural e o seu impacto na escolha de um destino turístico”, realizada na Universidade Lusófona do Porto, em fevereiro.