CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Cooperação Internacional

Protocolos internacionais celebrados pelo CEPESE
 arca comunis.jpg  

RED ARCA COMUNIS

O CEPESE e a RED ARCA COMUNIS assinaram um protocolo de colaboração em março de 2018, com o objetivo de promover a colaboração técnica e científica com vista à realização conjunta de projetos de investigação. A Arca Comunis é uma rede de projetos de investigação sobre História do Tesouro e tributação hispânica (séculos XIII a XVIII) e as suas relações com outros modelos europeus. Esta rede está aberta a todos os projetos com propósitos semelhantes, bem como a investigadores individuais. A Arca Comunis pretende estudar a incidência da tributação em todos os aspetos da construção do Estado e das empresas que a geram. Nesse sentido, pretende acolher num único espaço o trabalho de medievalistas, modernistas e historiadores de outras disciplinas interessados nesta questão.

University of Warmia and Mazury in Olsztyn  

Universidade de Vármia-Masúria

O CEPESE e a Universidade de Vármia-Masúria (Olsztyn, Polónia) celebraram, em abril de 2015, um protocolo de cooperação que visa a troca de publicações, a produção de trabalhos científicos conjuntos e a troca de experiências entre os investigadores das duas instituições. A Universidade de Vármia-Masúria é uma das maiores e mais prestigiadas universidades públicas da Polónia, com mais de 40 mil alunos, entre os quais cerca de 350 doutorandos.

uniiversidade catolica de brasilia  

Universidade Católica de Brasília

O CEPESE celebrou, em novembro de 2014, um protocolo de cooperação científica, tecnológica e cultural com a Universidade Católica de Brasília, tendo em vista o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas conjuntas e o incremento das relações conjuntas entre as duas instituições.

Logotipo  

Associação Comercial da Bahia

O CEPESE e a Associação Comercial da Bahia celebraram, em dezembro de 2012, um protocolo, reconhecendo as múltiplas vantagens de colaboração no âmbito das Relações Económico-Sociais e Culturais entre Portugal-Brasil, com o objetivo de aprofundar a discussão e debate quanto a estes temas, bem como partilhar experiências e conhecimentos no âmbito das mesmas.

imagem  

CERU – Centro de Estudos Rurais e Urbanos

Reconhecendo as múltiplas vantagens de colaboração no âmbito das Relações Portugal-Brasil, particularmente no domínio das migrações entre ambos os países, o CEPESE e o CERU – Centro de Estudos Rurais e Urbanos (Universidade de São Paulo) celebraram em Abril de 2012 um protocolo de colaboração, pelo qual se comprometem a participar em iniciativas relevantes para a docência e a investigação, incluindo a participação em conferências e seminários, a organização de atividades conjuntas e o desenvolvimento de trabalhos de investigação de interesse comum.

imagem  

Universidade de Salamanca

Em Maio de 2011, foi assinado um protocolo de colaboração entre o CEPESE e a Universidade de Salamanca, Espanha, com o objetivo de realizar publicações conjuntas relativas a diferentes manifestações das culturas espanhola, portuguesa e brasileira, bem como promover a coorganização de eventos culturais e a promoção da investigação dirigida à criação e difusão de conhecimento tecnológico.

Universidade federal do Fluminense  

Universidade Federal Fluminense

O CEPESE e a Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, assinaram, no passado ano de 2011, um acordo de cooperação académica com o objetivo de promover e estimular o intercâmbio de investigadores entre as duas instituições, o acolhimento de estudantes de graduação e pós-graduação, a colaboração em projetos de investigação conjuntos, a realização de conferências, seminários, e a organização de atividades conjuntas.

   

Arquivo Nacional

Em setembro de 2010, o CEPESE assinou um acordo de cooperação científica e cultural com o Arquivo Nacional, órgão integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência, com sede na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de incrementar uma parceria entre as partes, propondo-se estas a trocar informações sobre fontes documentais de comum interesse às duas instituições e a promover a realização de exposições, encontros de estudos e publicações em conjunto.

ihgb2  

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

O CEPESE e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro assinaram, em 2010, um protocolo de colaboração com o objectivo de promover o intercâmbio de investigadores entre as duas instituições, com vista à realização de conferências, seminários, debates em áreas relevantes, e a organização de actividades conjuntas. 

universidad de leon2  

Universidad de Léon

O CEPESE e a Universidad de León assinaram, em 2010, um protocolo de colaboração com o objectivo de promover o intercâmbio de investigadores entre as duas instituições, com vista à realização de trabalhos de investigação, bem como a organização conjunta de reuniões científicas.

Universidade LLeida 2  

Universidad de Lleida

O CEPESE e a Universidad de Lleida (Catalunha) assinaram, em 2010, um protocolo de colaboração com o objectivo de promover e estimular programas de intercâmbio de docentes e investigadores para a participação em conferências e seminários, programas de investigação, troca de informação relevante para os projectos que se encontram em desenvolvimento e para a realização de formações por parte dos seus investigadores.

Fundação Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.jpg  

Fundação Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

A Fundação Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o CEPESE celebraram em 2010, um acordo de cooperação em que ambas as partes decidem de comum acordo desenvolver actividades de cooperação em matéria de investigação e desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, nomeadamente através do intercâmbio de investigadores no âmbito do presente Protocolo.

Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.jpg  

Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul

A Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (FEDERASUR) e o CEPESE celebraram em 2010, um acordo de cooperação em que o CEPESE se compromete a publicitar todas as informações e actividades que vierem a ser desenvolvidas pela FEDERASUR, em Portugal, nomeadamente missões comerciais, feiras, exposições e seminários; a FEDERASUR se compromete a facultar informação de eventos de natureza económica, social e cultural que se desenvolverem nos países da América do Sul; e em que ambas as partes facultam o acesso às suas bases de dados.

Universidade Federal de São Paulo v1  

Universidade Federal de São Paulo

A Universidade Federal de São Paulo e o CEPESE celebraram em 2010, um acordo de cooperação académica com o objectivo de promover e estimular programas de intercâmbio de docentes e investigadores para a realização de cursos e seminários; implementar programas de actividades científicas e/ou educacionais para os seus docentes e investigadores, bem como para os estudantes de graduação e pós-graduação; e colaborar no planeamento de condução de pesquisas de interesse recíproco.

Universidad de Extremadura  

Universidad de Extremadura

A Universidad de Extremadura e o CEPESE assinaram em 2010 um protocolo de colaboração com vista ao desenvolvimento de trabalhos conjuntos específicos nas áreas da cooperação educativa; mobilidade internacional; e investigação e difusão de informação. Esta última, com o objectivo de intensificar o conhecimento mútuo, traduzir-se-á através da organização de simpósios, workshops e cursos de curta duração; promoção em comum de edição de publicações nas áreas de investigação de ambas as instituições; divulgação de actividades desenvolvidas pelas duas instituições através dos seus portais na Web; permutação de exemplares das publicações periódicas da sua divulgação, no âmbito da história em particular e das ciências sociais e humanas.

Universidade de Santiago de Compostela v1  

Universidade de Santiago de Compostela

Em 2010, foi celebrado um protocolo de colaboração para actividades de investigação entre a Universidade de Santiago de Compostela e o CEPESE. Por este acordo, as duas entidades comprometem-se a colaborar mutuamente no âmbito da execução de projectos de investigação e desenvolvimento, e em programas de formação de pessoal investigador e técnico. Prevê ainda o assessoramento mútuo em questões relacionadas com as actividades de cada parte, bem como à organização e execução de actividades relacionadas com a promoção social da investigação e o desenvolvimento tecnológico.

Istituto di Ricerche sulla Popolazione e le Politiche Sociali  

Istituto di Ricerche sulla Popolazione e le Politiche Sociali

O CEPESE e o Istituto di Richerche sulla Popolazione e le Politiche Sociali do CNR - Consiglio Nazionale delle Ricerche, de Itália, assinaram em 2010 um protocolo de colaboração com o objectivo de se comprometerem a participar iniciativas relevantes no âmbito do ensino e da investigação incluindo a participação de professores e investigadores em conferências, seminários e debates; organização de actividades conjuntas, sempre que pertinente; o desenvolvimento de trabalhos de investigação de interesse comum; e colaboração em actividades lectivas sempre que tal represente uma mais valia para ambas as instituições.

Universidad de Buenos Aires  

Universidad de Buenos Aires

O CEPESE e a Universidad de Buenos Aires celebraram em 2009, através da Faculdad de Filosofía y Letras, mais concretamente do Grupo de Estudios de Historia de Brasil y Portugal (GEHBP) um protocolo de colaboração visando a edição e co-edição de publicações; a realização conjunta de projectos de investigação aprovados de mútuo consentimento; a organização de conferências, seminários, jornadas e cursos; o intercâmbio de informação científica e tecnologia; intercâmbio de livros, documentação e bibliografia; e a divulgação das actividas estabelecidas no protocolo.

FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro v1  

FAPERJ

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e o CEPESE, reconhecendo a importância da cooperação entre o Brasil e Portugal no campo da Ciência e da Tecnologia e a necessidade de contribuírem para o intercâmbio entre os dois países nesse campo, renovaram, em 2009, o protocolo já estabelecido, visando a concretização prática dessa cooperação, nomeadamente através da realização de projectos científicos conjuntos, conferências, debates e intercâmbio de cientistas e investigadores. Este protocolo teve já efeitos práticos, com a colaboração no projecto A emigração do Norte de Portugal para o Brasil a envolver investigadores da FAPERJ. Note-se que foi a primeira vez que a FAPERJ celebrou um protocolo de cooperação com uma entidade não estatal.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro v1  

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

O CEPESE e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro assinaram, em 2009, um protocolo de colaboração pelo qual se comprometem a desenvolver actividades conjuntas de pesquisas, debates, seminários, simpósios, troca de pesquisadores e informações de carácter científico.

 universidade de valladolid.jpg  

Universidad de Valladolid

O CEPESE e a Universidad de Valladolid assinaram um protocolo de cooperação com vista ao estabelecimento de programas de cooperação académica, científica e técnica entre as partes. Considerando o interesse comum em aprofundar e desenvolver atividades académicas conjuntas, a conveniência mútua em promover ações de intercâmbio de académicos e estudantes e o desejo de fomentar projetos de investigação conjuntos que contribuam para o desenvolvimento científico, as duas instituições celebraram este acordo de colaboração em 2009.

Cátedra Jaime Cortesão  

Cátedra Jaime Cortesão

O CEPESE assinou o protocolo, em 2008, com a Cátedra Jaime Cortesão, um órgão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, que resultou de um acordo assinado entre o Governo Português e esta Universidade, ao qual se associou, em 1997, o Instituto Camões. Trata-se de mais um importante passo tendente ao reforço da internacionalização do CEPESE, nomeadamente no Brasil, procurando desta forma fortalecer o diálogo científico entre Portugal e Brasil, no campo da História e das Ciências Sociais e Humanas em geral.

Universidade Federal da Bahia v1  

Universidade Federal da Bahia

Foi assinado em 2008, entre o CEPESE e a Universidade Federal da Bahia (Brasil), manter um Intercâmbio Técnico, Científico e Cultural, visando o desenvolvimento por ambas as instituições de programas de investigação, actividades académicas, seminários e publicações, bem como a colaboração entre investigadores, em torno da temática Relações Artísticas entre Portugal e Brasil.

Universidade Presbiteriana Mackenzie  

Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie e o CEPESE celebraram, em 2008, um acordo de cooperação visando o intercâmbio de investigadores e estudantes; o desenvolvimento de actividades de pesquisa conjuntas; e a participação em seminários e encontros académicos. 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro  

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o CEPESE celebraram em 2008, um protocolo visando o desenvolvimento de actividades de ensino e/ou pesquisa relacionadas às áreas de actuação das duas instituições; organização de simpósios, conferências, cursos de curta duração em áreas de pesquisa; a promoção de publicações conjuntas; e o intercâmbio de informações pertinentes ao ensino e à pesquisa, em cada instituição.

Centro Asociado de la UNED de Zamora v1  

Universidad Nacional de Educación a Distancia

O CEPESE e a Universidad Nacional de Educación a Distancia assinaram em 2007 um protocolo com o objecto de promover a participação de professores e investigadores de ambas as instituições em programas de responsabilidade conjunta, assim como trabalhos de  investigação de interesse para ambas as partes, nomeadamente sobre a Emigração Portuguesa e Espanhola para a América Latina.

Liceu Literário Português v1  

Liceu Literário Português

Tendo em consideração as relações entre Portugal e o Brasil, os laços de amizade que nos unem, a língua portuguesa como elemento de união e, particularmente, o fenómeno da emigração como realidade estrutural das relações entre os dois países, o CEPESE e o Liceu Literário Português estabeleceram, em 2007, um protocolo de colaboração, visando a cooperação em iniciativas de investigação e a organização de actividades conjuntas e de interesse comum, através da disponibilização de meios humanos e materiais e do financiamento necessário, incluindo a participação de investigadores em conferências e seminários, de forma a promover o desenvolvimento das relações luso-brasileiras em termos científicos e culturais.

Universidade Católica de São Paulo v1  

Universidade Católica de São Paulo

O CEPESE celebrou em 2007 um protocolo de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, considerando a relação de proximidade histórico-cultural entre Portugal e o Brasil, e a capacidade científica de ambas as instituições no domínio das Ciências Sociais e Humanas em geral e da História Contemporânea em particular. Este protocolo pretende contribuir para o desenvolvimento de actividades conjuntas de pesquisa, dinamizar a realização de seminários e promover o intercâmbio de investigadores e de informação, numa primeira fase, em torno da emigração portuguesa no Brasil, fomentando a reflexão sobre esta temática.

Real Gabinete Português de Leitura v1  

Real Gabinete Português de Leitura

No âmbito das relações culturais Portugal -Brasil, onde a língua portuguesa se assume como elemento de união, os aspectos políticos e económicos como factor renovado de cooperação, e a história e a cultura como dinamizadoras dos laços de amizade existentes, o Real Gabinete Português de Leitura e o CEPESE celebraram, em 2007, um protocolo de colaboração, adaptável aos interesses das duas entidades, e que traduz o interesse mútuo em aprofundar o debate de temas que se prendem com as relações entre ambos os países, particularmente no que se refere às migrações, com o objectivo comum de partilhar experiências e conhecimentos, em termos científicos e culturais.

Fundación Santa María la Real - Centro de Estudios del Románico v1  

Fundación Santa María la Real

O CEPESE e a Fundación Santa María la Real - Centro de Estudios del Románico celebraram, em 2007, um protocolo de colaboração, com o objectivo de fomentar os estudos e a investigação da Arte Românica e da Cultura Medieval, através da realização de actividades que promovam a defesa e enriquecimento do património de Portugal e Espanha e da divulgação a nível nacional e internacional das actividades de ambas as entidades, bem como do intercâmbio de publicações, investigações e experiências.

Universidade Federal do Rio de Janeiro v1  

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Este protocolo de cooperação académica e intercâmbio técnico científico e cultural, celebrado entre o CEPESE e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2007, tem por objectivo o desenvolvimento de actividades conjuntas de pesquisa, debates, seminários e o intercâmbio de investigadores e de informações, articuladas em torno da temática “Relações artísticas entre Portugal e o Brasil”.

CEDHAL – Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da Universidade de São Paulo v1  

Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina

O CEPESE e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através do CEDHAL, formalizaram, em 1998, um  protocolo, que visa promover, desenvolver e implementar a cooperação científica em matérias de interesse recíproco das partes signatárias, cujas actividades serão oportunamente definidas em instrumento específico a ser firmado entre as partes signatárias.