CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Projetos concluídos

Os Provedores da Santa Casa da Misericórdia do Porto (1499-2017)

A Santa Casa da Misericórdia do Porto é uma das mais importantes e mais antigas instituições de benemerência do País. Com uma história de mais de cinco séculos, urgia dar a conhecer as figuras que, ao longo dos últimos quinhentos anos, foram responsáveis pela sua administração, a sua «cabeça», como dispunha o primitivo Compromisso.

Os Presidentes do Parlamento Português (1821-2015)

Este Projecto teve como principal objectivo o estudo biográfico dos indivíduos que presidiram às diversas câmaras do Parlamento português, desde a institucionalização do regime parlamentar em Portugal, em 1821, até à actualidade.

Military Orders and the Construction of Western Society: Culture, Religiosity, Gender and Social Development in Border Areas (12th-15th Centuries)

Este projeto, desenvolvido no âmbito dos Projetos I+D+i – Programa Estatal de Fomento da Investigação Científica e Técnica de Excelência, sob a coordenação de Francisco Gomez Ruiz, da Universidade de Castilla-La Mancha, teve como objetivo o aprofundamento do estudo das ordens militares e o seu contributo para a construção da sociedade ocidental, nomeadamente, nos espaços de fronteira entre os séculos XII e XV.

Governos Civis de Portugal. História, Memória e Cidadania

Este Projeto de Investigação, desenvolvido na sequência da extinção dos Governos Civis de Portugal, visou efetuar o levantamento e inventariação de toda a documentação existente naqueles organismos para posterior depósito em arquivo, digitalização das fontes de conservação permanente e sua disponibilização em formato eletrónico no Portal da Rede Nacional de Arquivos, e realização de um estudo que desse a conhecer a atividade desenvolvida por este órgão de soberania, desde a sua origem até à sua extinção.

História da Agência Abreu (1840-2010)

Projecto destinado a produzir a história da Agência Abreu, uma das mais antigas agências de viagem do mundo, em ordem a estabelecer as origens da referida Empresa no quadro da emigração portuguesa para o Brasil e fazer uma recolha exaustiva de documentos relevantes sobre a sua actividade da Agência Abreu, nas suas diversas vertentes.

Bragança na época contemporânea (1820-2012)

O projeto "Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)" propôs-se analisar a evolução administrativa e as estruturas demográficas, económicas, sociais e culturais daquela cidade, assim como a realidade política, o património e as transformações do espaço urbano, desde a revolução liberal de 1820 até ao presente.

Projecto Douro / Duero Virtual2

O presente Projecto, apresentado no âmbito do Programa INTERREG III-A, obteve a classificação de excelente e serviu para reforçar a cooperação cultural transfronteiriça.

As Ordens Terceiras Franciscanas no Norte de Portugal

Com este Projeto pretendeu-se estudar a importância das Veneráveis Ordens Terceiras Franciscanas no Norte de Portugal como entidades promotoras de atividades artísticas quase sempre notáveis, associadas à construção de estruturas próprias para a sua organização (capela ou igreja, casa do despacho e hospital) e apoiando de forma significativa as Ordens Primeiras, às quais estão ligadas.

Espólio Fotográfico Português

O Espólio Foto Beleza, constituído por cerca de 450 000 fotografias, constitui um património único e imprescindível para o conhecimento da História do Portugal Contemporâneo.

Ordens militares: crónicas e cronistas

O objectivo deste projecto foi a edição de obras de Frei Jerónimo Román sobre Ordens Militares Portuguesas, caso da "Historia da Ínclita Cavalaria de Cristo na Coroa dos Reinos de Portugal", entre outras.

Emigração do Norte de Portugal para o Brasil

Este Projecto, apoiado pela FCT, criou uma base de dados online da qual constam os emigrantes portugueses para o Brasil, a partir de 1822, um estudo que foi efectuado a partir dos livros de passaportes dos distritos do Norte de Portugal.

Centro Virtual do Património Cultural do Vale do Douro

Com este estudo, quisemos contribuir para o conhecimento e divulgação do excepcional património histórico e monumental das regiões de Bragança-Zamora, comprovado pelo singular valor artístico e cultural das cidades que compõem essas duas regiões.