CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Instruções aos Autores

REVISTA 29 CAPA .jpg

Número Atual

Números Anteriores

Objetivos e Perfil

Instruções aos autores

ISSN 0873-1861

  1. A revista População e Sociedade aceita artigos inéditos que podem ser apresentados em português, castelhano, inglês, francês e italiano. Os artigos em português devem observar o novo acordo ortográfico. Sendo uma revista com arbitragem científica, a publicação dos trabalhos, após apreciação da sua Direção, está dependente dos pareceres de dois especialistas externos e/ou internos.

  2. Cada artigo deverá ter a dimensão máxima de 60 000 caracteres (espaços incluídos), espaçamento de 1,5; letra Times New Roman; corpo 12; margens 2,5 (superior e inferior) e 3 (esquerda e direita).

  3. Os quadros e gráficos devem ser elaborados em formato Microsoft Word e Excel, respetivamente, e não em formato de imagem. Devem ser enviados em ficheiros separados do texto, embora este deva conter a indicação do local da sua inserção.

  4. Os mapas e ilustrações devem ser enviados em formato de imagem (tiff, jpeg, com 300 dpis) em ficheiros separados do texto, embora este deva conter a indicação do local da sua inserção.

  5. Os quadros, gráficos, mapas e ilustrações devem estar identificados por ordem numérica (Exemplos: Gráfico n.º 1; Mapa n.º 3) seguidos de travessão e do título dos mesmos. Por baixo deve ser indicada a fonte em letra corpo 10.

  6. Quando as citações são superiores a três linhas de texto devem ser apresentadas sob a forma de citação recuada (letra corpo 11), entrada de 2,5 cm do resto do texto, com uma linha de espaçamento antes e depois da mesma.

  7. O artigo deverá ser enviado para o endereço eletrónico revista@cepese.pt.

  8. Cada artigo deve ser acompanhado do título em inglês, de dois resumos, um na língua original e outro em inglês, entre 800 a 1000 caracteres (espaços incluídos) cada um, cinco palavras-chave (na língua original e em inglês) e identificação do autor (nome, instituição, e-mail).

  9. As referências bibliográficas devem ser feitas no texto.

  10. As notas de rodapé devem reduzir-se ao essencial, ser identificadas por ordem numérica e não ultrapassar cinco linhas cada.

  11. As opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos autores.

  12. Quaisquer imagens reproduzidas nos artigos são da responsabilidade do autor que deverá assegurar previamente a devida autorização.

  13. Visando-se a uniformidade nos princípios de citação documental e bibliográfica, deverão ser seguidos pelos autores os critérios que a seguir se apresentam

Critérios de citação documental e bibliográfica

  1. As referências de autores e obras (monografias e artigos de publicações periódicas ou de obras coletivas) deverão ser integradas no texto (apelido do autor, ano de publicação da obra, a(s) página(s) a que a citação se reporta). Se houver menções a mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, elas serão identificadas por uma letra minúscula (a, b…) a seguir à data. Quando há mais do que um autor, os seus nomes devem estar separados por ponto e vírgula; quando o número de autores for superior a três, deve indicar-se o primeiro seguido de et al. (normas também aplicáveis à bibliografia). São exemplos:
    SANTOS, 2006a, p.75-76.
    SANTOS; CRUZ; LOUSADA et al, 2006, p. 104.

  2. As citações de documentos deverão ser integradas no texto, colocando-se as mais longas em nota de rodapé.

  3. Na bibliografia, os livros devem ser citados consoante os exemplos:
    SOUSA, Fernando de, 2006a A Real Companhia Velha. Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro (1756-2006). Porto: CEPESE.
    SOUSA, Fernando de, 2006b História da Indústria das Sedas em Trás-os-Montes. Porto: Edições Afrontamento.

  4. Na bibliografia, os artigos em publicações periódicas devem ser citados consoante o exemplo:
    WILLIAMS, Andrew, 2004 – The state after the new world order: liberal dreams and harsh realities. População e Sociedade. 11, p. 27-42.

  5. Na bibliografia, os artigos em obras coletivas devem ser citados consoante o exemplo:
    MENEZES, Lená Medeiros de, 2006 – Os processos de expulsão como fontes para a História da Imigração Portuguesa no Rio de Janeiro (1907-1930), in Isménia Lima Martins; Fernando de Sousa (orgs.) ­– Portugueses no Brasil: migrantes em dois atos. Niterói, RJ: Muiraquitã, p. 86-117.

  6. Na bibliografia online devem seguir-se os critérios atrás referidos (autor, data, título, quando existam) seguidos do endereço de URL completo, como é exemplo: 
    WRIGHT, Robert E., 2000 – Women and Finance in the Early National U. S. Essays in History. 42. Disponível em: <http://etext.virginia.edu/journals/EH/EH42/Wright42.html> [consult. 15 de abr. 2009].