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A obra do arquitecto italiano Francesco da Cremona (c.1480-c.1550) em Portugal: novas pistas de investigação

Susana Matos Abreu
2010
28 páginas

Partindo do que se conhece acerca da actividade do arquitecto italiano Francesco da Cremona (c.1480–c.1550) em Portugal, sobretudo da obra realizada ao serviço do bispo de Viseu D. Miguel da Silva, este estudo procura sondar como Francesco terá trazido, de Itália para Portugal, um saber feito de inteligência prática ao serviço do ideal estético do Renascimento.

A análise das idiossincrasias compositivas e formais que a sua obra revela permite desvelar a qualidade da sua aprendizagem nos estaleiros de Roma e da Lombardia. Do mesmo modo, as suas principais referências modelares podem ser identificadas a partir das fragilidades compositivas e idiomatismos formais que a sua obra exibe. Estas referências recuam ao trabalho de mestres-pedreiros lombardos como a família Zacagni ou Giovan Francesco d’Agrate, e sobretudo às fábricas papais romanas e seus arquitectos, tais como Antonio da Sangallo Il Vecchio, Baccio Pontelli, ou mesmo Bramante e Raffaello Sanzio. Esta filiação revela Francesco da Cremona como artista treinado na observação das ruínas antigas, com a mente aguçada pelas invenzioni dos arquitectos da sua geração e o espírito seduzido pelas conquistas formais dos seus predecessores.