CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

População e Sociedade n.º 23

Conceição Meireles Pereira (diretora)

CEPESE
2015
208 páginas

A revista População e Sociedade apresenta, no ano de 2015, mudanças substanciais. Desde logo, a nível da periodicidade, já que passa a ser semestral, e a nível do suporte de divulgação, a partir de agora exclusivamente digital.
Estas alterações surgiram como naturais, tendo em conta a tendência geral das publicações periódicas científicas, que se pretendem ágeis e compatíveis com a celeridade que a dinâmica de produção e divulgação do conhecimento impõe.
O CEPESE deseja participar neste movimento, sem contudo modificar a estrutura da revista fixada em 2010, que desde então contempla a repartição dos estudos por duas secções – o dossier temático, contribuindo para o aprofundamento de tópicos selecionados para cada edição, e a Varia, constituída por artigos sobre matérias diversificadas.
Se a sua estrutura interna se conserva inalterável, o mesmo se deve dizer da sua determinação em manter os parâmetros internacionais das publicações científicas em que se destacam o sistema de arbitragem científica, com double peer review sob estrito regime de anonimato, e a existência da comissão editorial (10 elementos) e da comissão consultiva (30 elementos) agora remodeladas em função da reestruturação interna dos grupos de investigação do CEPESE.
Assim, as transformações operadas não colocam em causa a identidade da População e Sociedade, antes reforçam o seu desejo de valorização e observação das melhores práticas na produção de uma revista científica.
Sob a coordenação da professora Paula Pinto, o presente número integra o dossier temático Homens de oração e homens de ação: da matriz fundadora aos compromissos dos mestres no séc. XIV, com quatro estudos que aduzem novas reflexões sobre a problemática em causa.
No tocante à secção Varia, os quatro artigos que a compõem refletem a diversidade de cronologias e objetos de estudo no domínio das ciências sociais e humanidades que esta revista vem contemplando ao longo das suas edições.
A direção da revista aproveita para agradecer a cooperação de todos quantos participaram no presente número, designadamente autores mas também avaliadores científicos, reconhecendo o mérito e esforço do trabalho de ambos.

Colaboraram nesta obra:
José Carlos Ribeiro MirandaMaria do Rosário Ferreira