CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

População e Sociedade n.º 29

Isilda Monteiro (diretora)

2018

A revista População e Sociedade, no seu primeiro número semestral de 2018, apresenta um dossier temático sob o título “As Elites na Época Contemporânea”, coordenado por Ana Paiva, investigadora do CEPESE.

O dossier contempla quatro estudos em torno desta questão: “Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro (barão de Rendufe). Atividade política e diplomática, 1821-1848”, por Carlos Alberto Damas; “E/imigrantes do Norte de Portugal no Brasil na primeira metade do século XIX. De caixeiros a comendadores”, por Paulo Amorim; “Elites e poder local no Portugal Contemporâneo o caso dos presidentes da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia na I República (1910-1926)”, por Ricardo Rocha; e “Who are they? The Parliamentary deputies in Portugal, 11th-13th legislatures. Social and political outline”, por Judite Gonçalves de Freitas e Aristotelis Pittaris.

A secção Varia apresenta um artigo sobre “História económico-social de Angola: do período pré-colonial à independência”, por Luís Pacheco, Paulo Costa e Fernando Oliveira Tavares.

Varia
Luís PachecoPaulo CostaFernando Oliveira Tavares