CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Notícias

Notícias do Sítio

Protocolo entre o CEPESE e a Santa Casa da Misericórdia do Porto

O CEPESE e a Santa Casa da Misericórdia do Porto assinaram um protocolo de colaboração em março de 2016, tendo por base a disponibilização de ações de formativas por parte do CEPESE aos funcionários dos diferentes organismos da SCMP, em diferentes áreas formativas certificadas pela DGERT, especialmente as que venham a ser desenvolvidas ao abrigo de candidaturas a Programas Operacionais do Portugal2020.

ISCAC Coimbra Business School, sócio colectivo do CEPESE

O CEPESE e o ISCAC Coimbra Business School assinaram, em outubro de 2015, um protocolo de colaboração, com vista à incorporação de colaboradores do ISCAC nas linhas de investigação e projetos do CEPESE em curso; à agregação mútua de colaboradores na constituição de grupos de trabalho, favorecendo os estudos e projetos propostos pelo ISCAC; e à organização conjunta de seminários, conferências, colóquios e aulas abertas sobre temas de interesse para ambas as instituições.

Semana da Ciência e da Tecnologia 2015

Entre os dias 23 e 28 de novembro de 2015, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, iniciativa do Programa Ciência Viva promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o CEPESE recebeu diversos estudantes do ensino superior, interessados em conhecer a atividade desenvolvida por um centro de investigação em ciências sociais e humanas. Além de terem sido promovidos workshops dedicados às metodologias da investigação em Ciências Sociais e Humanas, foram oferecidas a todos os participantes publicações editadas pelo nosso Centro.

Semana da Ciência e da Tecnologia 2015

Entre os dias 23 e 28 de novembro de 2015, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, iniciativa do Programa Ciência Viva promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o CEPESE receberá estudantes do ensino superior e o público em geral interessado em conhecer a atividade desenvolvida por um centro de investigação em ciências sociais e humanas. Haverá também lugar, no âmbito destas visitas, à realização de workshops dedicados às metodologias da investigação em Ciências Sociais e Humanas, e serão oferecidas a todos os participantes publicações editadas pelo nosso Centro.

Diário do Governo Digital (1820-1910) – portal para o estudo e consulta do Jornal Oficial do Estado português

O Projeto do CEPESE Diário do Governo Digital (1820-1910) – portal para o estudo e consulta do Jornal Oficial do Estado português, coordenado pelo professor Fernando de Sousa, apresentado à FCT no mais recente concurso para projetos em todos os domínios científicos promovido pela referida instituição, mereceu a aprovação com nota máxima por parte dos avaliadores internacionais.

CoraNE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina

O CEPESE celebrou, em julho de 2015, um protocolo de colaboração com a Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, com a finalidade de estabelecer ações de colaboração técnica e científica com vista à realização conjunta de projetos nos domínios do património cultural, natural, turístico e desenvolvimento da região da Raia Nordestina e ainda de cooperação transfronteiriça.

Instituto de Estudos Superiores de Fafe

O CEPESE celebrou, em junho de 2015, um protocolo de cooperação com o IESF – Instituto de Estudos Superiores de Fafe, visando a incorporação de colaboradores do IESF nas linhas de investigação e projetos do CEPESE; agregação mútua de colaboradores na constituição de grupos de trabalho; colaboração na organização de conferências ou seminários, entre outras atividades, de divulgação científica de relevo e de interesse comum; e utilização de meios materiais e humanos para a realização de projetos científicos e atividades culturais e sociais de interesse para ambas as partes.

IPRI - Instituto Português de Relações Internacionais

O CEPESE celebrou, em maio de 2015, um protocolo de cooperação com o Instituto Português de Relações Internacionais, com o objetivo de promover a participação de investigadores em programas de responsabilidade conjunta; prosseguir trabalhos de investigação de interesse singular para ambas as partes, pondo à disposição dos seus responsáveis e/ou colaboradores os recursos humanos e materiais que contribuam para o seu objetivo; e colaborar ou realizar conjuntamente atividades culturais ou sociais de interesse para ambas as partes.

O CEPESE e a Universidade de Vármia-Masúria celebraram um protocolo de cooperação

O CEPESE e a Universidade de Vármia-Masúria (Olsztyn, Polónia) celebraram, em abril de 2015, um protocolo de cooperação que visa a troca de publicações, a produção de trabalhos científicos conjuntos e a troca de experiências entre os investigadores das duas instituições. A Universidade de Vármia-Masúria é uma das maiores e mais prestigiadas universidades públicas da Polónia, com mais de 40 mil alunos, entre os quais cerca de 350 doutorandos.

O Papel das Instituições de Segurança em África

O CEPESE irá realizar no dia 12 de Maio, pelas 15h, no palacete Burmester, um encontro internacional realizado no âmbito do Memorando constituinte do “Triângulo Atlântico”, celebrado em outubro de 2011 entre o CEPESE, a FEDERASUR e um conjunto de instituições da América Latina.

Happy Conference 2015

No próximo dia 18 de março, na Reitoria da Universidade Nova em Lisboa, terá lugar a sexta edição da Happy Conference.

Semana da Ciência e Tecnologia 2014

Entre os dias 24 e 29 de novembro de 2014, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, iniciativa do Programa Ciência Viva promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o CEPESE receberá grupos de alunos universitários interessados em conhecer a atividade desenvolvida por um centro de investigação em ciências sociais e humanas.

Relatório Final do projecto A Emigração de Portugal para o Brasil. Dinâmicas demográficas e discurso político

O projeto "A Emigração de Portugal para o Brasil. Dinâmicas demográficas e discurso político", coordenado pelo professor Fernando de Sousa, foi avaliado muito positivamente pelos membros do painel de História, que lhe atribuiu a classificação máxima. Nos seus comentário, o painel refere que os objetivos científicos previstos foram plenamente atingidos, que os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível de publicações em revistas internacionais, e que o projeto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projeção internacional da equipa envolvida.