CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Notícias

Notícias do Sítio

Anúncio para atribuição de Uma Bolsa de Investigação para Licenciado No âmbito do Projecto Estratégico - UI 21 - 2011-2012

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projecto Estratégico - UI 21 - 2011-2012 (PEst-C/HIS/UI0021/2011), financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC) .

III Encontro da Rede BRASPOR

Na sequência dos Encontros ocorridos em 2011 no Porto, Portugal e em 2012 em Paraty, Brasil, a Coordenação da Rede Braspor (Base de Conhecimentos Relacionais Aplicados para o Ordenamento do Litoral) e a Comissão Organizadora do 3º Encontro da Rede BRASPOR, compreendendo a necessidade de discutir assuntos inerentes à interação homem-meio nas costas lusófonas, realizará no período de 22 a 24 de julho de 2013 em Ponte de Lima, Portugal, o III Encontro Braspor.

Anúncio para atribuição de Uma Bolsa de Investigação para Mestre No âmbito do projeto PTDC/CS-DEM/109967/2009

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto Envelhecimento e Saúde em Portugal. Políticas e Praticas (PTDC/CS-DEM/109967/2009), financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).

Protocolo de colaboração entre o CEPESE e a Associação Comercial da Bahia

O CEPESE e a Associação Comercial da Bahia celebraram, em dezembro de 2012, um protocolo, reconhecendo as múltiplas vantagens de colaboração no âmbito das Relações Económico-Sociais e Culturais entre Portugal-Brasil, com o objetivo de aprofundar a discussão e debate de temas, bem como partilhar experiências e conhecimentos no âmbito das mesmas.

Protocolo de colaboração entre o CEPESE e o Grupo COFAC

O CEPESE celebrou, em Novembro de 2012, um protocolo com o Grupo COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, no sentido de promover a publicação de trabalhos científicos conjuntos e a divulgação e partilha da produção científica de ambas as instituições.

Semana da Ciência e da Tecnologia 2012

Entre os dias 19 e 24 de novembro de 2012, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, iniciativa do Programa Ciência Viva promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o CEPESE receberá grupos de alunos universitários, bem como o todo o público interessado nas temáticas aqui investigadas, numa ação que visa dar a conhecer a atividade desenvolvida por um centro de investigação em ciências sociais e humanas e sensibilizar os jovens para a investigação. Além das sessões de apresentação do CEPESE, serão oferecidas aos visitantes publicações editadas pelo nosso Centro.

CEPESE - Instituição de Utilidade Pública

Após um longo processo, o CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, foi reconhecido pelo Governo Português como INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA, através do despacho n.º 1755/2012, de 2 de Agosto de 2012, reconhecimento este que teve em consideração toda a atividade de excelência e de utilidade social que temos desenvolvido nos últimos 20 anos, ao serviço da ciência e da cultura de Portugal.

VIII Seminário Internacional "A Emigração Portuguesa para o Brasil "

A oitava edição dos Seminários Internacionais que o CEPESE tem vindo a organizar no âmbito do Projeto "A Emigração de Portugal para o Brasil", com o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, reunirá durante quatro dias mais de quarenta investigadores de Portugal, Espanha, Itália, Argentina e Brasil.

Os Presidentes do Parlamento Português Volume II - I República (1910-1926)

O CEPESE acaba de publicar o livro "Os Presidentes do Parlamento Português Volume II - I República (1910-1926)", coordenado pelos Professores Fernando de Sousa e Conceição Meireles Pereira e editado na Coleção Parlamento. A cerimónia terá lugar no dia 31 de maio de 2012, pelas 18:30, na Biblioteca da Assembleia da República. A obra será apresentada pelo Dr. Jaime Gama.

BOLSA1/PEst-C/HIS/UI0021/2011

Aceitam-se candidaturas a Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do Projecto Estratégico do CEPESE – PEst-C/HIS/UI0021/2011, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Data de início e de conclusão para entrega de candidaturas: 13-06-2012 a 26-06-2012.

Os Presidentes do Parlamento Português Volume II - I República (1910-1926)

O projeto de investigação Os Presidentes do Parlamento Português, desenvolvido pelo CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, e patrocinado pela Assembleia da República, tem como objetivo traçar o perfil biográfico de todos os Presidentes das diversas Câmaras parlamentares que existiram no nosso País desde a introdução do regime liberal, em 1820, até ao presente, de forma a melhor se conhecer a classe política do Portugal contemporâneo.

Seminário Internacional Empreendedorismo Emigrante Português na Europa

O presente Seminário Internacional, realizado no âmbito do projeto Empreendedorismo Emigrante Português em Nice, Londres, Mónaco e Andorra, tem como principais objetivos: proporcionar o conhecimento pessoal e comunicação entre os investigadores, e o diálogo e análise dos mesmos em relação ao projeto; aferir sobre a pertinência das metodologias e ferramentas de pesquisa adotadas na sua ação (questionário, base de dados, comunidade virtual de ligação entre os investigadores e o sítio do projeto; Fóruns de debate); e atribuir e especificar tarefas, e apresentar o calendário de execução do projeto.

BOLSA/PTDC/HIS-HEC/120692/2010

Aceitam-se candidaturas a Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do Projecto Empreendedorismo emigrante português em Andorra, Londres, Nice e Mónaco – PTDC/HIS-HEC/120692/2010, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Data de início e de conclusão para entrega de candidaturas: 13-06-2012 a 26-06-2012.

Sessão de Lançamento "Memórias de Bragança"

O Presidente do CEPESE vai participar na sessão de lançamento do livro Memórias de Bragança, da autoria de diversos investigadores do CEPESE. A cerimónia terá lugar no próximo dia 23 de abril (segunda-feira), pelas 17h30, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.

Conferência Anual do CEPESE 2012

No próximo dia 14 de Abril terá lugar a Conferência Anual do CEPESE, com início às 10h00, na Universidade Lusíada do Porto, que contará com uma palestra proferida pelo prof. doutor Mariano Gago, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Para mais informações, consultar o Programa do evento.

BOLSA/PEst-C/HIS/UI0021/2011

Aceitam-se candidaturas a Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do Projecto Estratégico do CEPESE – PEst-C/HIS/UI0021/2011, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.