CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Anúncio para atribuição de Uma Bolsa de Investigação para Doutorado no âmbito do Projeto PTDC/EPH-HIS/0777/2014

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado no âmbito do Projeto PTDC/EPH-HIS/0777/2014 – Diário do Governo Digital (1820-1910). Portal para o estudo e consulta do Jornal Oficial do Estado português, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020

Área Científica: História

Requisitos de admissão:

Formação Académica: Doutoramento em História

Outros Requisitos: Sólidos conhecimentos de português, falado e escrito; espírito crítico; disponibilidade para deslocações em território nacional. A experiência profissional na área da investigação histórica e/ou análise documental será valorizada.

Plano de trabalhos: Investigação e produção de textos de base histórica, nomeadamente artigos científicos, incidindo em diversas áreas abordadas pela fonte (política, relações internacionais, economia, etc.). Produção de conteúdos de suporte ao utilizador da plataforma web.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2013 (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do CEPESE e nos locais que o CEPESE determine, em função das necessidades de investigação presencial em arquivos e casas de cultura.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 16 de maio de 2016, eventualmente renovável por menores ou iguais períodos, nunca excedendo o término do Projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1495,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção são a avaliação curricular (100%), de acordo com os objetivos do projeto e as tarefas a serem desenvolvidas no âmbito da bolsa.

Composição do Júri de Seleção: Professor Fernando de Sousa (Presidente), Professora Maria Ortelinda Barros (vogal), Professor José da Cruz Lopes (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão comunicados aos candidatos através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 abril a 13 de maio de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • cópia de documento de identificação;
  • curriculum vitae;
  • cópia de certificado de habilitações;
  • carta de motivação (máximo 500 palavras).
 
As candidaturas devem ser remetidas por correio registado para CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, Rua do Campo Alegre, 1021, 4169-004 Porto, à atenção de: Júri do Concurso BOLSA4/ PTDC/EPH-HIS/0777/2014.