CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Edição da revista População e Sociedade, n.º 20

O CEPESE acaba de editar a revista População e Sociedade, n.º 20.

A revista População e Sociedade atinge o seu 20.º número no presente ano de 2012, continuando a observar os parâmetros internacionais das publicações científicas que permitiram a sua indexação nas listas ERIH e Latindex. A par desta importante evolução da revista anual do CEPESE, outras se sucederam nos últimos tempos, como a renovação do seu grafismo e a manutenção da sua edição on-line.
O dossier temático do presente volume, coordenado pela professora Natália Marinho Ferreira-Alves, debruça-se sobre o tema Estudos de Arte e Património. É constituído por sete artigos da autoria de investigadores de Portugal, Brasil e Argentina e não só se reportam a estes diferentes espaços como se distribuem por diversas cronologias (séculos XVI a XX), além de apresentarem distintos objetos de estudo como pintura e tratadística da arte, arquitectura religiosa e iconografia, azulejaria e escultura colonial.
Sem dúvida, os diferentes temas em análise adotam metodologias e abordagens diversificadas, comprovando o vasto campo epistemológico da história da arte e dos estudos sobre património, num diálogo intercontinental, mais exatamente europeu-americano. Quanto à secção Varia deste número, é constituída por cinco estudos que abarcam temporalidades bem diferenciadas (da Idade Média à Contemporaneidade), elegendo temáticas igualmente diversas modeladas pela investigação histórica e pela análise da ciência política.
Esta publicação tornou-se possível em virtude da conjugação de uma série de contributos. Destarte, agradecemos à professora coordenadora, aos autores e aos avaliadores científicos que, pelas diferentes tarefas que se disponibilizaram assumir, permitiram a divulgação e partilha do conhecimento na área das humanidades e ciências sociais, objetivo que preside a esta revista.