CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Genealogia sem segredos - Curso dirigido a quem quer saber mais sobre a história da sua família e/ou iniciar uma pesquisa genealógica

Sábado, 28 de Janeiro de 2017 - 10:00-12:30 / 14:00-17:30Inscrição 35 EurosCEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e SociedadePalacete Burmester, Rua do Campo Alegre, 1055, 4150-180 Porto

OBJECTIVOS

Cada vez mais pessoas se interessam por Genealogia e querem fazer a árvore genealógica da sua própria família. A pesquisa tem vindo a ser facilitada por recursos na Internet. Porém, para quem começa, e mesmo para quem já leu alguma coisa sobre o assunto, subsistem muitas dúvidas, dada a vastidão e dispersão dos recursos, as "ratoeiras" e "becos sem saída", em que pode cair quem pretende traçar a história da sua família, bem como as mistificações construídas – no passado, e mesmo actualmente – em torno de determinadas famílias e linhagens.

O principal objectivo desta formação é ajudar os participantes a fazer a história da sua família, sabendo por onde ir, por onde não ir, quando pedir ajuda, e a quem.

Com uma linguagem simples e prática, serão dadas dicas que respondem aos efectivos desejos e necessidades dos participantes, expressos nos inúmeros apelos que surgem a respeito destes assuntos, em grupos e fóruns da Internet. As dicas de pesquisa não se limitarão a listar os arquivos consultáveis, os recursos disponíveis online, ou o modo de pesquisar e organizar a pesquisa, mas contemplarão também as várias formas de interpretação do espólio familiar, entre outros aspectos que normalmente não são considerados pela Genealogia mais tradicional. Por conseguinte, a formação poderá ser útil mesmo a quem já tenha alguma experiência na área da Genealogia.

Programa (6 horas)

1. Pesquisar

Na primeira parte da formação, indica-se resumidamente até onde pode ser feita a história de uma família, tanto em termos cronológicos como da profundidade dos dados que podem ser obtidos, e quais as principais limitações e obstáculos que se colocam numa pesquisa deste género. Seguidamente, dão-se algumas "dicas" quanto ao ponto de partida da pesquisa, ao modo como estão organizados em Portugal os arquivos que podem interessar, e que serviços oferecem. Seguidamente, abordam-se as fontes possíveis, o que contêm, como devem ser consultadas e quais os cuidados a ter. Além dos registos paroquiais, da bibliografia e de mais fontes em arquivos, são abordadas diversas outras fontes (imprensa, espólios familiares, tradição oral, etc.).

2. Interpretar

Na segunda parte da formação, são abordados sucintamente alguns conceitos fundamentais sobre História da Família, os quais permitirão interpretar os dados que surgem nas diversas fontes, relativizando-os à luz da época a que os mesmos se reportem, de modo a que a leitura das informações recolhidas possibilite a continuação da pesquisa em mais fontes, e também para que a história da família seja feita sem equívocos sobre o verdadeiro significado do que revelam essas mesmas fontes. Além das inevitáveis abordagens aos nomes e apelidos, e à Heráldica, também serão tocados outros tópicos importantes, como certas expressões nas fontes documentais que hoje em dia não se usam ou que ganharam outro significado com o passar dos tempos.

3. Organizar

Na última parte da formação, explica-se o melhor modo de organizar os dados recolhidos e interpretados, consoante o objectivo que cada qual tem com a pesquisa sobre a história da sua família. Serão abordados os vários cuidados a ter na elaboração da árvore genealógica, na elaboração da história da família e na partilha de dados. Os participantes são encorajados a apresentar questões concretas sobre a sua própria pesquisa (caso já a tenham iniciado), para discussão em grupo.

Formador: Francisco Queiroz

O formador é doutor em História da Arte pela Universidade do Porto e coordenador adjunto do Grupo de Investigação “Heritage, Culture and Tourism” do CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, onde em 2014 concluiu os seus trabalhos de pós-doutoramento, sobre a arte tumular do século XIX em Portugal. Ao longo dos seus mais de vinte anos de investigação, tem abordado a História da Família do ponto de vista das biografias, dos espólios fotográficos, e da tumulária como fonte genealógica – tema que apresentou, como orador convidado, na primeira pós-graduação sobre História da Família realizada em Portugal. O formador tem também pesquisado a história de famílias concretas, contando-se alguns livros publicados, o mais importante dos quais é “A Casa do Terreiro de Leiria”, obra de três volumes com mais de 500 páginas cada um. É ainda membro da Associação Portuguesa de Genealogia.

Esta formação baseia-se na obra "Descubra as suas origens: Manual de genealogia e história da família", publicada pela Esfera dos Livros, da qual o formador é co-autor. Serão sorteados alguns exemplares desta obra pelos formandos. Mais informações na página do Facebook "Genealogia sem segredos": www.facebook.com/genealogia.sem.segredos

Inscrições:

Para efectuar a inscrição, por favor envie um email a Bruno Rodrigues através do endereço brunorodrigues@cepese.pt, indicando "Genealogia sem segredos" no campo "Assunto".