CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Vaticano atribui prémio à tese de doutoramento de Luís Alberto Casimiro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O Dicastério da Cúria Romana, “Pontificio Consiglio della Cultura”, que coordena a actividade das Academias Pontifícias, com sede na Via della Conciliazione, nº 5 – Roma, presidido pelo Mons. Gianfranco Ravasi, galardoou com o prémio anual das “Pontificie Accademie in Mariologia 2010” (“Pontificia Accademia Mariana Internationalis, presidida pelo Prof. Doutor Vincenzo Battaglia, ofm, e Pontificia Accademia dell’ Immacolata”) a Tese de Doutoramento do Prof. Doutor Luís Alberto Casimiro, no Ramo do Conhecimento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, subordinada ao tema: A ANUNCIAÇÃO DO SENHOR NA PINTURA QUINHENTISTA PORTUGUESA (1500-1550). Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico.

O Dicastério da Cúria Romana, “Pontificio Consiglio della Cultura”, que coordena a actividade das Academias Pontifícias, com sede na Via della Conciliazione, nº 5 – Roma, presidido pelo Mons. Gianfranco Ravasi, galardoou com o prémio anual das “Pontificie Accademie in Mariologia 2010” (“Pontificia Accademia Mariana Internationalis, presidida pelo Prof. Doutor Vincenzo Battaglia, ofm, e Pontificia Accademia dell’ Immacolata”) a Tese de Doutoramento do Prof. Doutor Luís Alberto Casimiro, no Ramo do Conhecimento em História da Arte, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, subordinada ao tema: A ANUNCIAÇÃO DO SENHOR NA PINTURA QUINHENTISTA PORTUGUESA (1500-1550). Análise geométrica, iconográfica e significado iconológico

A Tese, em dois volumes, que perfazem 2144 páginas, teve como orientador científico, o Prof. Doutor Fausto Sanches Martins, CSsR, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Submetida à apreciação e discussão do Júri, presidido pela Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da Universidade do Porto e constituído pelos Prof. Doutores Vítor Serrão da Universidade de Lisboa, Nelson Correia Borges da Universidade de Coimbra, Natália Marinho Ferreira-Alves, Joaquim Jaime Ferreira-Alves, Agostinho Marques Araújo, Fausto Sanches Martins e Lúcia Cardoso Rosas da Universidade do Porto, foi aprovada, por unanimidade, em provas públicas, que decorreram no edifício da Faculdade de Letras do Porto, no dia 30 de Março de 2005.

Antes do Doutoramento em História da Arte, o Prof. Doutor Luís Alberto Casimiro, natural de Vilar Formoso, distrito da Guarda, após ter frequentado o Curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia do Porto, licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Actualmente, é professor auxiliar convidado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e regente das disciplinas de Iconografia, História da Pintura em Portugal, História da Arte e Cultura e História Urbana.

O Prémio será entregue pelo Secretário de Estado, Sua Eminência o Cardeal Tarcisio Bertone, durante uma sessão pública das Academias Pontifícias que decorrerá no dia 16 de Dezembro, pelas 17.00h, na Aula Magna do “Pontificio Consiglio della Cultura”.

A atribuição deste galardão que muito honra, particularmente, o autor da Tese, o Prof. Doutor Luís Alberto Casimiro, acaba por constituir o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, no campo da Iconografia, pelo sector da História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e uma distinção às origens: Vilar Formoso, terra natal do Laureado e Fóios, terra natal do Orientador Científico.