CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Publicação da obra "O Parlamento Europeu e as Eleições Europeias: Ensaios sobre Legitimidade Democrática"

Sob organização de três investigadores do CEPESE, Cláudia Toriz Ramos, Paulo Vila Maior e Isabel Costa Leite, acaba de ser publicada a obra "O Parlamento Europeu e as Eleições Europeias: Ensaios sobre Legitimidade Democrática".

Este é um livro que resulta do cruzamento de um projeto de investigação sobre transnacionalização dos partidos políticos na União Europeia com a circunstância das eleições europeias de 2019, debatendo-se sobre a legitimidade democrática do Parlamento Europeu, a sua visibilidade na esfera pública e a sua atuação no plano político.

Sendo o Parlamento Europeu a instituição protagonista da relação direta com os cidadãos, na União Europeia, o debate sobre o seu papel é fundamental, não só nos anos de eleição, mas também ao longo dos mandatos. A articulação entre o nível nacional e o nível europeu da governação é também abordada, no plano da relação interparlamentar, sob o princípio da subsidiariedade. Discute-se ainda, no livro, na perspetiva da "legitimidade pelos resultados", o papel do Parlamento Europeu em áreas cruciais da atualidade, nomeadamente a governação económica, a segurança interna/externa e as questões migratórias e de refugiados.