CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Publicação de "População e Sociedade", n.º 38

Acaba de ser lançado mais um número da Revista do CEPESE. No seu n.º 38, a Revista "População e Sociedade" é constituída por um dossier temático dedicado ao tema “A Revolução Liberal do Porto de 1820. Direitos Humanos e Legado Político-Económico”, o qual foi coordenado por Fernando de Sousa.

Pretende-se com este número contribuir para o aprofundamento de conhecimentos relativamente a um facto histórico que se filiou na vaga de movimentos liberais que percorreu a Europa meridional e teve profundas repercussões em Portugal, pondo termo ao Antigo Regime e dando início ao parlamentarismo constitucional.

Começando pela influência que os movimentos liberais de Inglaterra e Espanha exerceram na Revolução do Porto, passando pelas implicações que esta Revolução deixou na imprensa luso-brasileira, o dossier centra-se também na importância que os trabalhos das Cortes Liberais assumiram no pós-Revolução, nomeadamente no que respeita a uma profunda reforma de vários setores da sociedade portuguesa, entre eles o papel do Conselho de Estado e do clero secular após o fim do Antigo Regime. Por último, as consequências do liberalismo no setor secundário são apresentadas, analisando-se, por um lado, os principais incentivos à industrialização, e por outro, os principais obstáculos com que se deparou o setor entre 1820 e o início da Primeira República, em 1910.

A secção Varia apresenta dois artigos. Um sobre as indagações historiográficas desenvolvidas por Sebastião Francisco de Mendo Trigoso Homem de Magalhães [1773-1821], um dos primeiros secretários da Academia Real das Ciências de Lisboa; outro sobre a comunidade brasileira na Alemanha nos últimos anos, analisando o perfil sociodemográfico dos imigrantes brasileiros que se encontram em território alemão.