CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

O “Carnaval mais português de Portugal” evento âncora na consolidação da marca Torres Vedras

Dulcineia RamosFrancisco DiasRui Martins
2016
22 páginas

As cidades constituem-se como produtos turísticos e, por isso, podem ser concebidas e geridas como marcas. Mas a criação de uma marca de cidade implica necessariamente a afirmação de uma identidade comum e a existência de objetivos partilhados. O city branding é entendido como meio para alcançar vantagem competitiva, através da atração de investimento, de talentos e de turistas, bem como do desenvolvimento da comunidade, pela via do reforço da identidade local e da identificação dos cidadãos com a sua cidade. Os grandes eventos são também considerados como uma valiosa oportunidade para difusão da identidade e dos valores fundamentais da cidade anfitriã. Através do seu Carnaval, Torres Vedras conseguiu criar, sem grandes custos, uma imagem distintiva, posicionando a cidade como aquela que promove o “Carnaval mais português de Portugal”, beneficiando do impacto nacional do Carnaval na promoção da marca de cidade. A presente comunicação resume os principais resultados de um estudo de monitorização do impacto económico do Carnaval, realizado em 2013 e 2014, que demonstra que o impacto financeiro direto do evento foi de cerca de dez milhões de euros, muito acima do valor investido pela autarquia. Paralelamente, este evento tem impactos intangíveis ao nível da significação da marca Torres Vedras, os quais são também analisados no presente estudo.


Palavras-chave: marca de cidade; turismo urbano; Carnaval; Torres Vedras; eventos