CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Dinâmicas Identitárias – nem "cá", nem "lá", mas "também"

Maria Beatriz Fernandes
CEPESE
2017
24 páginas

A mobilidade que sempre tem acompanhado a sociedade portuguesa e percorre toda a história nacional constitui fator indispensável para compreender a situação em que o país se encontra. A dispersão e fixação das gentes que dele partiram para o estrangeiro e o conjunto de relações que continua a ser mantido revela que a ligação anteriormente existente não se perdeu.
O duplo sentido de pertença que se tem vindo a construir e hoje claramente existe manifesta-se através da adoção de réplicas simbólicas de imagens retiradas de qualquer dos espaços culturais e que muitas vezes se associam. Em recintos fechados, nomeadamente no âmbito de iniciativas associativas ou em zonas abertas de espaços públicos, os encontros e as celebrações que ocorrem proporcionam a intensificação das ligações entre os elementos de uma mesma origem.
Localizar e conhecer as comunidades portuguesas no estrangeiro e a correspondência entre zonas de origem e de fixação constitui uma mais-valia para qualquer iniciativa de natureza cultural ou económica.


Palavras-chave: migrações portuguesas; interação cultural; evocações simbólicas, Portugal; Brasil