CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

ITRACOTUR – Iniciativa de Transferência de Conhecimento na Promoção Online do Turismo

Este Projeto de Investigação teve em vista a recolha da informação e a exploração de estratégias de negócio para o setor do turismo regional, focando em particular o mundo de oportunidades criadas pela web social e na perspetiva dos utilizadores, tendo como espaço de intervenção a Região Norte do País.

Concluído em 2018, os seus resultados foram eminentemente práticos, designadamente, a transferência de conhecimento e mapeamento de um guia de boas práticas regionais de turismo; o desenvolvimento de Business Intelligence Strategies sobre como usar a comunicação 2.0 e 3.0 na escolha de destinos turísticos; e o aproveitamento das características culturais, históricas, patrimoniais e naturais da região Norte para a promoção do turismo. No decurso de 2018, entre outras iniciativas, foi promovido um Webinar sobre transferência de conhecimento em promoção digital do turismo, que teve lugar, entre os dias 1 e 3 de julho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; a segunda edição da conferência internacional da TOCRIA – Tourism and Creative Industries Academic Association, organismo criado no âmbito deste projeto; e foi publicado o estudo Marketing e comunicação nas redes sociais em organizações do Turismo. O Caso do Porto e Região Norte.

Financiamento: União Europeia (Norte 2020)

Coordenação: Paulo Faustino

Duração: 2016-2018