CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Avencas na caatinga e alecrins nos canaviais - a presença portuguesa na música de Chico Buarque

Leila Medeiros de Menezes
2017
10 páginas

Lançando um novo olhar para a questão das relações Portugal-Brasil, ousaremos assumir a história do tempo presente como motivo para as nossas reflexões e discussões. Assumiremos a palavra poética do compositor Chico Buarque de Hollanda em duas de suas canções - "Tanto mar" e "Fado tropical", esta em parceria com Ruy Guerra - por as considerarmos exemplares para falar não só da herança lusitana presente em todos os cantos e recantos do Brasil, mas também no trato da questão política que marcava Portugal e o Brasil nos anos 1970: Revolução dos Cravos em Portugal e Ditadura Civil-Militar no Brasil. Considerando as duas composições que servem de objeto de análise, o veio político é mais evidenciado em "Tanto mar", onde Chico, apesar de fazer uso de metáforas de deslizes de sentido, é bastante enfático em suas colocações.