CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Seminário Internacional “Estudos de I(E)migração Ibérica: Práticas Associativas e Turismo de Raízes”

Dando sequência aos Seminários Internacionais que temos organizado ao longo dos últimos anos sobre a temática migratória, o CEPESE, em conjunto com o CHAM-Universidade dos Açores e o LABIMI-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, organizou entre os dias 16 e 19 de setembro de 2019, o Seminário Internacional “Estudos de I(E)migração Ibérica: Práticas Associativas e Turismo de Raízes”.

Esta iniciativa teve lugar no auditório da Universidade dos Açores (campus de Ponta Delgada) e contou com a participação de mais de cinco dezenas de investigadores de Portugal, Argentina, Brasil, Espanha e França.

Entre as questões debatidas ao longo dos quatro dias, o associativismo imigrante nas Américas foi um dos temas mais abordado pelos conferencistas. Como resultado do processo dos grandes ciclos migratórios europeus, muitos centros recreativos e assistenciais foram criados pelos imigrantes, principalmente no continente americano. Quando os estrangeiros se tornavam um grupo numeroso e coeso e conquistavam uma certa posição económica e social na sociedade de acolhimento, formavam associações com fins assistencialistas ou culturais, como forma de proteger e defender os seus interesses, contribuindo tais associações para reforçar as identidades e preservar as tradições, oferecendo, ainda, apoio económico tanto no país de origem como no de acolhimento, além da reivindicação de determinados direitos na sociedade de acolhimento. Estas vivências foram dadas a conhecer por diversos trabalhos apresentados no Seminário.

Também decorrente do fenómeno da e/imigração, o designado Turismo de Raízes ou da Diáspora assume hoje uma inegável importância. Caracterizado pela deslocação de emigrantes e/ou seus descendentes à procura das suas raízes, das memórias próprias ou formadas pelos relatos de familiares e amigos, os investigadores procuraram demonstrar como o turismo está assente no imaginário de um território sonhado e vivido ao longo do tempo. Mostrou-se ainda que o Turismo de Raízes proporciona uma importante rede de circulação de objetos, símbolos e ideias, que faz com que o visitante entre em contacto com o produto turístico e obtenha uma experiência autêntica, dando-se particular destaque à presença de turistas brasileiros em Portugal.

 

Para ver imagens do evento clique aqui.