Revista População e Sociedade, n.º 40
Na segunda metade do século XIX e primeira do século XX, o Iberismo Peninsular consagrou a ideia de que há um espaço político compartilhado Portugal-Galiza. Atualmente, a visão transnacional remete para a análise de um espaço multiforme, no qual a região é identificada numa perspetiva supranacional, por conseguinte superando a perspetiva tradicional integradora do Estado-nação. A ideia da existência de uma mesorregião não territorializada que cruza as fonteiras do Estado, da sociedade, da economia e da cultura (Trobest, 2012) oferece um feixe de hipóteses de trabalho de investigação e análise comparativa que permite colocar a par entidades com maior ou menor homogeneidade, sem, contudo, descurar a questão das transferências de vária índole e o dinamismo dos cruzamentos e aproximações que superam as fronteiras estatais.
Deste modo, há uma “cartografia mental” (Kingston, 2010) em especial dos portugueses do Norte do País que mantêm numa ligação bastante próxima com a Galiza, e vice-versa. Aliás, “a irmandade existente entre a Galiza e Portugal é uma ideia popular profundamente enraizada que tem sido utilizada e proclamada por escritores e poetas” (Villares, 2022) e consagrada politicamente pela União Europeia denominando-a de euro-região Galiza-Norte de Portugal, reconhecendo tratar-se de um território que tende a convergir ou, pelo menos, a admitir um olhar mútuo.
Este número visa apresentar diferentes vertentes da dinâmica transnacional das relações entre Portugal e a Galiza, no passado e no presente. No atual momento é necessário promover uma reflexão conjunta sobre as bases de relacionamento entre estas comunidades (portuguesa e galega) que, pela proximidade das suas caraterísticas políticas, económicas e culturais e contiguidade geográfica, estão em condições de reforçar a cooperação em setores cruciais para um consolidado e recíproco desenvolvimento.
Possíveis Assuntos:
- formas de cooperação económica transfronteiriça;
- importância das afinidades culturais, históricas e linguísticas;
- papel a desempenhar pelas instituições locais/regionais em prol do desenvolvimento e da internacionalização (Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, Universidades, etc.);
- turismo e a aposta na valorização do património histórico e cultural;
- outras dimensões de análise que sejam relevantes para a compreensão da região.
Prazo para envio de proposta de artigo (título e resumo cerca de 150 palavras)
30 de setembro de 2023
Prazo para entrega do artigo definitivo
5 de novembro de 2023
Email para submissão: revista@cepese.pt
Instruções aos autores em: https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/instrucoes-aos-autores