CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

“You2TellEU”: Portugal promove História e Memória Europeia

Portugal, através do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) acolhe projeto europeu para promover histórias e preservar as memórias dos imigrantes do leste.

Portugal vai acolher o projeto “You2TellEU”, uma iniciativa que pretende preservar e transmitir as memórias dos imigrantes vindos da Europa de Leste. Tendo como base os relatos das experiências vividas na época que antecedeu a queda do muro de Berlim, os imigrantes de segunda geração irão (re)contar as histórias e memórias dos seus pais e avós, tornando-se, assim, “os co-criadores da memória e os atores de mudança”. Estes testemunhos serão feitos através de vídeos realizados por colaboradores dos vários parceiros europeus. Esta campanha de preservação e recriação da memória coletiva europeia será suportada em várias iniciativas, nomeadamente laboratórios de storytelling e sessões de exibição dos vídeos realizados durante os laboratórios.

O Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) é a instituição disseminadora deste projeto em Portugal. O CEPESE irá ainda participar na organização do Laboratório Europeu de Storytelling e do Evento Europeu de História Oral e Storytelling "You2TellEU", trabalhando em conjunto com outras instituições europeias, nomeadamente a Associazione Nazionale Comuni Italiani Toscana (ANCI), sediada em Itália, e a britânica St Vincent's Family Project (SVFP). 

O projeto “You2TellEU” teve o seu início oficial no dia 15 de setembro de 2016 (Dia Internacional da Democracia) e irá prolongar-se por 18 meses. Esta iniciativa pretende informar os cidadãos acerca dos valores comuns europeus, dando destaque à imigração de leste, empreendendo um modelo novo e inovador que serve de ferramenta para promover uma participação mais ativa dos cidadãos, realçando a educação da sua consciência social e o entendimento dos valores da União Europeia. A parceria entre as três instituições europeias visa uma disseminação tanto ao nível nacional, como europeu e internacional.

Press Release