CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

A reconstituição dos retábulos da Capela da Venerável Ordem Terceira Franciscana em São Paulo: um partido com base na tradição entre os anos trinta e noventa do século XX

Mozart Alberto Bonazzi da Costa
2012
42 páginas

Entre os Estados que erigiram templos religiosos no período colonial brasileiro, São Paulo é um dos que o fizeram de maneira despojada. Em terras paulistas destaca-se a capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, localizada ao lado da igreja da Primeira Ordem Franciscana, no Largo São Francisco, na cidade de São Paulo. Entre 1784 e 1787, o templo foi remodelado, sendo o novo traço atribuído ao frei-arquiteto António de Sant’Anna Galvão. Após essa ampliação, além de realocar o antigo retábulo-mor, a capela terceira receberia um novo conjunto de retábulos.

Entre as décadas de 1930 e 1990, o professor Carlos Teixeira Chaves, do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e seu filho Waldemar Teixeira Chaves, atuaram nesta capela reconstituindo grande parte dos retábulos de altares, relevos parietais, castiçais, etc. O presente artigo apresenta esse templo e as suas obras de talha, assim como enfoca o partido adotado pelos oficiais para a reconstituição desses originais que se encontram entre as mais importantes realizações de talha dourada, no período colonial, em São Paulo.


Palavras-chave: Talha dourada, Douração, Reconstituição, Barroco em São Paulo, Ordem Terceira Franciscana