CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Portugal e a Lusofonia na União Europeia: Uma janela para o mundo

Num momento em que os esforços em torno de uma simplificação linguística na Europa se vão intensificando, qual o posicionamento da lusofoniano sentido de garantir o reconhecimento da língua portuguesa na Europa? Por João Vítor da Costa Redondo.

Portugal e a Lusofonia na União Europeia: Uma janela para o mundo

Portugal viria a aderir à União Europeia em 1986, comprometendo-se, desde logo, com o projecto europeu, tornando-se um membro fiel ao seu aprofundamento. No entanto, os mais cépticos vão erguendo as suas vozes, enquanto este processo se vai adensando, assentes no argumento de que a soberania de Portugal está em causa, na mesma medida que as culturas e identidades nacionais se vão diluindo, fruto de imposições e restrições colocadas pelas instituições europeias em prol de uma identidade europeia. Se for esse, de alguma forma, o caso, Portugal encontra-se numa posição delicada, isto porque a sua relevância no seio da União Europeia está longe de ser significativa ao pé de Estados como a França, a Alemanha, o R. Unido, a Itália e mesmo a Espanha.
Este trabalho incidirá no papel de Portugal na União Europeia, principalmente no que diz respeito à importância da lusofonia no espaço europeu, sendo que o seu principal argumento é o facto de esta se tratar, efectivamente, de uma língua global. Num momento em que os esforços em torno de uma simplificação linguística na Europa se vão intensificando, qual o posicionamento da lusofonia, e de Portugal, no sentido de garantir o devido reconhecimento da língua portuguesa na Europa?

Attachments