CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

O reflexo da arte internacional nos azulejos polícromos de Válega

Sofia Nunes Vechina
2012
18 páginas

Iniciada a construção da Igreja Matriz de Válega em meados do século XVIII, só em 1779 se dá por concluída a nave do edifício, faltando ainda a capela-mor. Em 1787-1788, o templo é reduzido a cinzas, decorrendo obras de reconstrução já em 1813. É só no século XX que, sob o patrocínio de António Maria Augusto da Silva, são adquiridos os vitrais, feitos em Madrid, e encomendado à Fábrica Aleluia (Aveiro) o azulejamento da fachada, nave e baptistério. Este estudo incide essencialmente no revestimento azulejar (1958 a 1960), procurando responder a várias questões através da consulta da documentação, da leitura formal e das entrevistas efetuadas aos pintores intervenientes. Relativamente à documentação, destacam-se os desenhos inéditos realizados nas Oficinas de Escultura de Guilherme Ferreira-Thedim e na Fábrica Aleluia. Desta forma, foi possível constatar que a execução do esquema figurativo teve por base pinturas de artistas internacionais, sobretudo, italianos.


Palavras-chave: arte; artistas; azulejaria; Igreja Matriz de Válega; Ovar