CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

A Igreja Matriz de Ovar nos séculos XVII-XIX: obras e artistas

Sofia Nunes Vechina
2010
24 páginas

Referida, desde 1132, em Cabanões, a matriz desta freguesia é transferida para Ovar no século XVI. A partir dessa data, estão documentadas várias obras, desde reedificações, à construção da Capela do Senhor dos Passos, no século XVIII, e da Capela do Santíssimo, no século XIX, e, ainda, a execução de vários retábulos.

Das intervenções arquitectónicas destacam-se nomes como, Luís Inácio de Barros Lima e Manuel Lourenço Afonso. Na obra de talha evidenciam-se os contractos feitos com os entalhadores Domingos Lopes e José Teixeira Guimarães, e com o pintor José de Araújo (todos com residência no Porto). Existindo, ainda, uma proximidade entre a descrição documental do 2.º retábulo-mor desta Igreja, e o retábulo da Capela de São Miguel, da mesma freguesia, pretende-se, também, averiguar as afinidades entre a obra realizada por Domingos Lopes em Aveiro, Braga, Porto, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia, com a documentação referente a Ovar, e o retábulo da dita capela.

Em suma, partindo de um edifício sobre o qual muito se escreveu, em publicações locais, avança-se, agora, com uma nova abordagem, para a clarificação de alguns aspectos pouco reflectidos da sua história artística, e para a análise de novos elementos documentais e formais.