CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Seminário Internacional "Os jornais oficiais em Portugal e no mundo. Da história impressa à memória digital"

26 de julho de 2019, Fundação Manuel António da Mota

 

Os jornais oficiais são publicações periódicas através das quais um Estado dá publicidade aos atos oficiais da sua administração pública executiva, legislativa e judiciária. No caso português, o caminho foi longo para se chegar ao atual Diário da República, remontando a sua génese a 1715, ano da criação da Gazeta de Lisboa. Mas foi a partir da Revolução Liberal de 1820 que o jornal oficial se assumiu como uma fonte basilar para o conhecimento da História do Portugal Contemporâneo. Dele constavam os boletins do Paço; diplomas régios e atos do Governo; documentos estatísticos; atas de sessões parlamentares; cotação de fundos; movimento das alfândegas; boletins do serviço marítimo; notícias do Reino e do estrangeiro; anúncios a bens, serviços e espetáculos; enfim, um manancial de informações de caráter oficial e não oficial abrangendo múltiplos setores da sociedade portuguesa.

Dadas as limitações no acesso a esta fonte, pela sua dimensão, estado de conservação e raridade, o CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (Universidade do Porto), através do projeto de investigação DIGIGOV – Diário do Governo Digital (1820-1910) [PTDC/EPH-HIS/0777/2014], financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolveu um portal online onde se apresentam todas as edições do jornal oficial publicadas durante a Monarquia Constitucional, em alta resolução e com conteúdo pesquisável. O presente Seminário tem, assim, entre os seus objetivos, a apresentação pública da plataforma DIGIGOV, que reúne cerca de 30 000 edições do jornal oficial do Estado português, incluindo suplementos, edições extraordinárias e apêndices (disponível em http://digigov.cepese.pt).

Pretende-se também divulgar junto do grande público o jornal oficial do Estado português e as suas origens, a sua evolução ao longo de mais de três séculos e o seu potencial enquanto fonte para outros trabalhos de investigação, numa perspetiva nacional e internacional, por comparação com outros jornais de natureza similar, nomeadamente de Espanha, França, Itália, Reino Unido, EUA e Brasil. Para o efeito, foram convidados diversos especialistas, nacionais e estrangeiros, que terão a oportunidade de apresentar e debater as conclusões dos estudos que desenvolveram ao abrigo deste projeto.

 

Download do cartaz do seminário

Download do programa do seminário