CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

O Retratista José Alberto Nunes (1829-1890)

António Mourato
2013
22 páginas

José Alberto Nunes nasceu no Porto, em 1829, tendo adquirido a sua formação artística na Academia de Belas Artes, estabelecimento que frequentou entre 1845 e 52. Concluído o curso de Pintura Histórica, instala-se em Guimarães, onde trabalha para a Câmara Municipal, Venerável Ordem Terceira de São Francisco e particulares. Casa, na cidade berço, com Emília das Dores Amélia e Freitas Nunes e vai morar para o largo da Igreja, na freguesia de São Sebastião. O seu primeiro filho, Adolfo, nasce em Novembro de 1861.

Ao longo da década de sessenta consegue afirmar-se na invicta, onde se torna o retratista preferido das Irmandades e Ordens Terceiras. A sua pintura, visivelmente influenciada pelo estilo de Augusto Roquemont, manteve-se fiel à estética romântica, muito depois dela ter passado de moda.

Nunes participou em muito poucas exposições, ao todo sete: trienais de 1848, 51, 54, 66 e 74; exposição portuguesa no Rio de Janeiro em 1879 e “Exposição d’Arte”, no Ateneu Comercial, em 1888. De entre as suas obras, destacamos os retratos dos Conde e Condessa de Samodães, de Arnaldo Ribeiro Barbosa e de sua esposa, D. Carolina Augusta da Costa, e de Alexandre Soares Pinto de Andrade.

José Alberto Nunes faleceu a 25 de Fevereiro de 1890.


Palavras-chave: Pintura; retrato; benfeitores; Ordem Terceira de São Francisco; Porto