CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Chancelarias Régias Quatrocentistas: produção manuscrita e aproximação político-diplomática

A nossa exposição procurará salientar alguns dos principais aspectos que caracterizam as Chancelarias Quatrocentistas, especialmente as chancelarias de D. João I, D. Duarte e D. Afonso V. Por Judite de Freitas.

A nossa exposição procurará salientar alguns dos principais aspectos que caracterizam as Chancelarias Quatrocentistas, especialmente as chancelarias de D. João I, D. Duarte, D. Afonso V, considerando as principais vertentes:

1.Produção e organização manuscrita – sintetizar as características do arquivo da Chancelaria enquanto órgão da governação e respectivo funcionamento, averiguando concisamente as formas de apresentação dos registos (hábitos e rotinas dos serviços da Chancelaria, qualidade, estrutura, composição por cadernos de registo e livros, negligências)

2.Práticas de registo e produção diplomática dos órgãos de despacho - relacionar algumas questões relativas ao processo de registo com a actividade dos sectores da administração régia - reflectir sobre algumas das normas de funcionamento da Chancelaria régia.

3.Prosopografia dos órgãos decisores – esta tem sido até ao presente uma das mais profícuas vertentes de abordagem dos registos das Chancelarias Quatrocentistas, pois é aquela que estabelece uma relação entre Poder e Sociedades Políticas (o corpo social de burocratas).

 

Por Judite de Freitas.

Attachments