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A pintura no museu de Arouca: contributo dos apócrifos e dos tratados pós-tridentinos para a iconografia mariana

Luís Alberto Casimiro
2010
12 páginas

A análise iconográfica de algumas pinturas de temática mariana, pertencentes ao acervo do Museu da Irmandade da Rainha Mafalda de Arouca mostra que na sua génese se encontram influências dos Evangelhos Apócrifos ou dos tratados artísticos elaborados a partir das orientações emanadas do Concílio de Trento. Com este trabalho pretendemos, não só chamar a atenção para os conhecimentos que os pintores, ou os comitentes, possuíam acerca das fontes literárias que circulavam nos meios artísticos ou eclesiásticos e que serviram de inspiração para muitos pintores. Como também alertar para a importância que assumem, no panorama artístico nacional, os núcleos pictóricos pertencentes ao acervo do Museu de Arte Sacra de Arouca. De facto, os ciclos iconográficos e a qualidade das obras expostas merecem um trabalho de divulgação que mostre a riqueza do nosso património artístico, muitas vezes desconhecido ou subvalorizado.