CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Notícias

Notícias do Sítio

Sessão de lançamento da obra "Alfândega do Porto, 1869-2019"

Integrada na programação do Fórum Internacional da Alfândega – “Turismo, a Principal Indústria Mundial: Congresso e Cultura como Fatores Essenciais”, terá lugar no próximo dia 15 de novembro, às 15 horas, na Alfândega do Porto, a sessão de lançamento da obra "Alfândega do Porto, 1869-2019", publicação comemorativa dos seus 150 anos de existência, e que foi desenvolvida por uma equipa de investigadores do CEPESE.

Ciclo Webinars Internacionais AECA

Até ao final do presente ano, a Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA), instituição parceira do CEPESE, preparou um ciclo de Webinars Internacionais

Lançamento da revista "População e Sociedade", n.º 37

Acaba de ser lançado mais um número da Revista do CEPESE. No seu n.º 37, a Revista "População e Sociedade" é constituída por um dossier temático dedicado ao tema “Tendências Emergentes nos Sistemas Educativos – Oportunidades e Desafios”, que foi coordenado pela investigadora do CEPESE, Maria da Conceição Marques.

Publicação da obra "Os Primeiros-Ministros de Portugal (1820-2020)"

A importância do Chefe do Governo enquanto ator político determinante da História do Portugal Contemporâneo e, ao mesmo tempo, objeto dessa mesma História, é inquestionável. Procurando tratar este tema de forma rigorosa e com a necessária profundidade, o CEPESE, com o alto patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros, produziu a obra "Os Primeiros-Ministros de Portugal (1820-2020)".

População e Sociedade, n.º 35

Acaba de ser lançado mais um número da nossa Revista, com um dossier temático intitulado "A União Europeia entre a integração e a desintegração: o desafio dos populismos". Sob a coordenação de Cláudia Toriz Ramos e Paulo Vila Maior, este número temático reúne um conjunto de artigos que exploram várias dimensões do populismo no contexto da União Europeia.

Apresentação da obra "As Casas de Brasileiros no Concelho de Paredes"

Há muito que as casas construídas pelos brasileiros ocupam o imaginário e a paisagem do Norte de Portugal, sendo alvo de inúmeras questões. Quem foram os homens e as mulheres que ordenaram a sua construção? Quais as características a destacar destas casas? Por que razão se implantaram junto das avenidas principais? Foi neste contexto que foi preparada a obra "As Casas de Brasileiros no Concelho de Paredes", da autoria da nossa investigadora Alda Neto, com vista à valorização e conhecimento deste património arquitetónico português dos séculos XIX e XX.

Faleceu Fernando Aguiar-Branco

É com muito pesar que comunicamos o falecimento de Fernando Aguiar-Branco, patrono de honra do CEPESE e Presidente da Fundação Eng. António de Almeida, uma das entidades fundadoras do nosso Centro.

Dicionário de Morais disponível no portal do CEPESE

O Dicionário da Língua Portuguesa, de António de Morais Silva, é um instrumento fundamental no apoio à interpretação de fontes documentais dos séculos XVII e XVIII, nomeadamente no que concerne a termos que evoluíram no seu significado ou redação, ou que caíram em desuso.

Investigadora do CEPESE conclui doutoramento

A investigadora do CEPESE, Noémia Salgado Cunha, defendeu com sucesso, no passado dia 12 de outubro de 2020, a sua tese de doutoramento em Sociologia, que versou sobre o tema Políticas Públicas, Cheias e Dinâmicas Sociais em Portugal e que foi apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

População e Sociedade, n.º 33

Acaba de ser lançado mais um número da nossa Revista. No seu n.º 33, a Revista População e Sociedade é composta por um dossier temático dedicado ao tema “Motivations in Medieval War. A Comparative Approach Between Two Territorial Peripheries (Iberia and Baltic)”.