CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Concurso para atribuição de Bolsa de Investigação em História Medieval

Aceitam-se candidaturas a Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do projecto de investigação Comendas das Ordens Militares: perfil nacional e inserção internacional - PTDC/HIS-HIS/102956/2008, financiado pela FCT.

EDITAL

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

Aceitam-se candidaturas a Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do projecto de investigação Comendas das Ordens Militares: perfil nacional e inserção internacional - PTDC/HIS-HIS/102956/2008, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

1 – Legislação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto.

2 – Coordenador do Projecto: Prof. Doutor Luís Adão da Fonseca.

3 – Duração da Bolsa: 12 meses (1 de Setembro de 2010 a 31 de Agosto de 2011).

4 – Montante da bolsa e modo de pagamento: 980€ mensais, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação para Mestre atribuídas pela FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

5 – Instituição de acolhimento: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.

6 – Orientação e actividades a desenvolver: A orientação caberá ao coordenador do Projecto e a actividade a desenvolver é a leitura e tratamento da documentação, acompanhamento do projecto em termos de organização, participação em reuniões a nível nacional e internacional e co-autoria em alguns artigos decorrentes do projecto, que consiste no estudo monográfico de duas comendas das Ordens Militares portuguesas do Alentejo (Noudar e Marmelar), respectivamente da Ordem de Avis e da Ordem do Hospital, através de uma abordagem global que considere simultaneamente a história da comenda e o seu património arquitectónico e artístico, como elemento estruturante do território das comendas e dos núcleos de povoamento, acompanhado da apresentação do respectivo cartulário documental.

7 – Requisitos de admissão: A apresentação de candidaturas deverá ter em atenção, preferencialmente, os seguintes requisitos:

  • Mestrado na área de História, com nota final igual ou superior a BOM;
  • Formação avançada na área dos Estudos Medievais, em especial na Paleografia e na edição de textos;
  • Experiência de colaboração em projectos de investigação relacionados com os Estudos Medievais;
  • Bons conhecimentos de inglês (falado e escrito);
  • Iniciativa, espírito crítico e disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais.


8 – Publicitação, data de início e de conclusão para entrega de candidaturas: O presente Edital encontra-se disponível nos seguintes sítios:

  • EraCareers (www.eracareers.pt);
  • CEPESE (http://cepese.up.pt).

A apresentação de candidaturas terá lugar entre 15-05-2010 e 15-06-2010.

9 – Formalização das Candidaturas: As candidaturas deverão ser acompanhadas de curriculum vitae detalhado, cópias de certificado/s de habilitações, bilhete de identidade ou passaporte e uma carta de motivação (máximo 500 palavras).

10 – Selecção: Os candidatos serão seleccionados através da análise curricular e da sua experiência de investigação. O júri de selecção poderá decidir, adicionalmente, pela realização de uma entrevista presencial.

11 – Morada de envio das candidaturas: As candidaturas devem ser remetidas para: CEPESE – Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, Rua do Campo Alegre, 1021, 4169-004 Porto.



Porto, 6 de Maio de 2010

O Presidente do CEPESE,
Prof. Doutor Fernando de Sousa



Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Bolsa de Investigação
País: Portugal
Localidade: Porto
Instituição de acolhimento: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade


Data limite de candidatura: 15 de Junho de 2010