CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Lançamento da obra “Brasil. Porto de Esperança. A Emigração do Porto para o Brasil entre o final da Primeira Guerra Mundial e a Crise Capitalista de 1929”

No dia 18 de setembro de 2019, no decurso do Seminário Internacional “Estudos de I(E)migração Ibérica: Práticas Associativas e Turismo de Raízes”, na Universidade dos Açores (campus de Ponta Delgada), teve lugar a sessão de lançamento do livro “Brasil. Porto de Esperança. A Emigração do Porto para o Brasil entre o final da Primeira Guerra Mundial e a Crise Capitalista de 1929”, da autoria de Diogo Ferreira, publicação que vem completar a Coleção do CEPESE “Os Portugueses no Mundo”.

Sendo um dos principais centros populacionais do País e consensualmente apresentado como dos mais fustigados pela emigração, o Porto recebia no início do século XX uma considerável afluência de indivíduos provenientes especialmente da zona Norte e Centro do País, que, dali, partiam em direção a outros países. O levantamento e o tratamento da informação dos “Livros de Registo de Passaportes” e dos “Processos de Passaportes” do Governo Civil do Porto revelam os efetivos migratórios legalmente saídos pelo distrito do Porto para o Brasil nos anos de 1918 a 1931, assim como demonstram a forma como aquele distrito se inseria no fenómeno emigratório nacional. Ao traçar o perfil genérico do emigrante, numa época em que o término da Primeira Guerra Mundial reabrira as portas a uma forte corrente emigratória, quase de imediato atenuada por uma crise económica cujos efeitos se refletiram à escala global, detetam-se ligeiras diferenças em relação à emigração do século XIX, com particular destaque para o aumento da presença feminina e de indivíduos com vínculo matrimonial e para o decréscimo do número de menores.

Além de uma análise estatística sobre esse fluxo migratório, esta obra articula ainda o estudo dos ordenamentos jurídicos português e brasileiro, o discurso dos principais responsáveis políticos de ambos os países e a imprensa da época, mais propriamente de dois dos jornais mais importantes da região Norte de Portugal, permitindo compreender os contornos que a questão e/imigratória assumiu nas respetivas sociedades.