CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Publicação da obra "Em torno da E(I)migração Ibérica para as Américas. Práticas Associativas e Turismo de Raízes"

Sob coordenação de Susana Serpa Silva, Fernando de Sousa e Diogo Ferreira, esta obra acaba de ser lançada, em formato exclusivamente digital, com o apoio do Governo Regional dos Açores, FCT, CHAM-Açores e CEPESE.

A importância da diáspora na História e na Cultura dos países ibéricos é uma evidência para as sociedades contemporâneas, tal como a imigração nas Américas é uma realidade incontornável e essencial no percurso histórico dos respetivos países. Ora, entre as comunidades e(i)migrantes é comum implementar-se, nos territórios de acolhimento, práticas de solidariedade e de associativismo — de cariz assistencial, cultural ou recreativo —, como formas de apoio, de preservação da identidade ou de afirmação social e económica. Por outro lado, decorrente da e(i)migração, o turismo de raízes, ou seja, as visitas dos descendentes aos países de origem dos familiares, em busca de referências, memórias e experiências, assumem uma cada vez maior relevância, proporcionando redes de circulação e novos produtos turísticos. Estes são os grandes temas abordados nesta publicação em formato digital, coordenada por Susana Serpa Silva, Fernando de Sousa e Diogo Ferreira, apoiada pelo Governo Regional dos Açores, pela FCT, pelo CHAM-Açores e pelo CEPESE, que resultou do Seminário Estudos de E(I)migração Ibérica: Práticas Associativas e Turismo de Raízes, realizado em 2019 no campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, organizado pelo CHAM Açores, CEPESE e LABIMI (UERJ).

A obra está disponível em: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/em-torno-da-e-i-migracao-iberica-para-as-americas-praticas-associativas-e-turismo-de-raizes