CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Seminário Internacional - A Formação e Ocupação do Litoral nas Margens do Atlântico

O Seminário A Formação e Ocupação do Litoral nas Margens do Atlântico, promovido pelo CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, terá lugar no Porto nos próximos dias 11 e 12 de Outubro.

O Seminário A Formação e Ocupação do Litoral nas Margens do Atlântico, promovido pelo CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, que terá lugar no Porto nos próximos dias 11 e 12 de Outubro, tem como objectivo principal lançar as bases de um estudo interdisciplinar focalizado nas causas, consequências e impactos sócio-ambientais da ocupação de ambientes costeiros nas margens oceânicas lusófonas. Para tal, reunir-se-ão investigadores portugueses e brasileiros, oriundos de diferentes áreas científicas (História, Geologia, Economia, Micropaleontologia, Geografia, Palinologia, Geoquímica, Sedimentologia) para analisarem e discutirem os contributos que cada qual pode dar a tal projecto e para, conjuntamente, elaborarem as suas bases. 
Como estratégia de abordagem ao tema, atendendo a que a problemática é muito vasta e complexa, pensa-se que, numa primeira fase (que se pode considerar de lançamento e consolidação), o trabalho a desenvolver se deve restringir a estudos de caso em litorais abrigados (lagunas costeiras e estuários) localizados em Portugal e no Brasil. Nesse sentido, tentar-se-ão congregar sinergias para a elaboração de projectos com participação activa de investigadores de áreas diferenciadas dos dois países, a apresentar às entidades financiadoras da investigação científica em ambos os lados do Atlântico.