CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Revista "População e Sociedade", n.º 36

O dossier temático da Revista n.º 36, coordenado por Maria Beatriz Rocha-Trindade, Ortelinda Barros e Paulo Cunha, a publicar em dezembro de 2021, tem como título: "A Imprevisibilidade das Novas Variáveis no Quadro da Organização Social".

Num momento tão peculiar como o que vivemos, deparamo-nos com um diversificado universo de situações que, apesar de identificadas, não deixam de ser extremamente preocupantes.

Às questões abordadas, que tradicionalmente faziam incidir o interesse sobre etapas relacionadas com o ciclo de vida (género, saúde, trabalho, lazer, etc.), acrescem novas variáveis que, por imprevisíveis, levantam outras questões.

À facilidade de comunicação e deslocação, criada pelo avanço tecnológico, opõem-se medidas políticas de rutura, criando dificuldades à livre circulação humana.

Neste cenário, as várias formas de mobilidade, que se intensificam e assumem configurações diferentes, sobressaem como objeto de análise de particular interesse.

A imprevisibilidade do evoluir social e das determinações, decorrentes das diferenças políticas, económicas ou sanitárias que ocorrem, quaisquer que sejam os motivos que facilitam ou bloqueiam o encaminhamento de gentes, colocam-nas perante tragédias, personalizadas por vidas humanas.

A moldura que enquadra os poderes instituídos, ao nível nacional e internacional, e tudo o que é desenvolvido no plano da sociedade civil, através de organizações que atuam em prol de fins específicos, ganham preponderância.

As diversas faces assumidas ao nível mundial pelas situações de refúgio e a assimetria do poder económico e do estado de saúde das populações, motivam a urgência e aprofundamento na compreensão deste fenómeno global.

 

Possíveis Assuntos:

a) Migrações e Pandemia: Impactos da COVID 19;

b) As Novas Configurações Sociais do Refúgio;

c) As Alterações que as Relações de Género assumem na atualidade;

d) O Impacto das Novas Tecnologias nas Relações Transnacionais;

e) A Mobilidade decorrente das Alterações/Crise Climática.

 

Prazo para envio de proposta de artigo (título e resumo ca. 150 palavras)

30 de setembro de 2021

Prazo para entrega dos artigos

31 de outubro de 2021

 

Email para submissão: revista@cepese.pt

Instruções aos autores em: https://www.cepese.pt/portal/pt/populacao-e-sociedade/instrucoes-aos-autores