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A presença de obras de arte italiana em Portugal: contributos para a difusão de modelos. Uma variação da Sagrada Família de Alessandro Algardi, no Palácio Nacional de Sintra

Teresa Leonor M. Vale
2011
14 páginas

Sagrada Família de Alessandro Algardi, no Palácio Nacional de Sintra Tanto quanto nos é dado saber, nenhum autor se ocupou – quer no contexto nacional, quer no âmbito da historiografia da arte internacional – de um relevo marmóreo, de pequenas dimensões, figurando uma Sagrada Família, constante das coleções do Palácio Nacional de Sintra. Uma primeira observação da obra deixou-nos a convicção de que nos remetia para algo familiar e, com efeito, pudemos constatar tratar-se o relevo marmóreo do Palácio Nacional de Sintra de mais uma variação de uma celebrada obra de Alessandro Algardi, cujo original desapareceu mas que conheceu um notabilíssimo número de cópias e/ou variações ao longo dos séculos XVII e XVIII, sobretudo em bronze mas também em mármore (e ainda em cobre, prata, terracota e cera), sendo a mais conhecida a existente no Museu Nacional do Palácio Veneza, em Roma. Muito provavelmente produzido em contexto italiano, o relevo de Sintra evidencia, apesar do seu caráter tardio (eventualmente datável do século XVIII), uma grande proximidade ao que se acredita ser a original obra algardiana, tanto do ponto de vista compositivo, como do ponto de vista plástico, denotando as apreciáveis capacidades técnicas do seu autor, sobretudo nesse último domínio, ao contrário do verificado com muitas das outras variantes conhecidas.


Palavras-chave: escultura; relevo; Sagrada Família; Alessandro Algardi; Palácio Nacional de Sintra