CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

A superpotência civil europeia e a construção de uma nova ordem bipolar

O presente trabalho pretende analisar as implicações para o sistema internacional da ascensão da União Europeia enquanto superpotência civil, nomeadamente no que se refere à construção de uma nova ordem bipolar. Por André Tavares Barbosa.

A superpotência civil europeia e a construção de uma nova ordem bipolar

O presente trabalho pretende analisar as implicações para o sistema internacional da ascensão da União Europeia (UE) enquanto superpotência civil, nomeadamente no que se refere à construção de uma nova ordem bipolar.
Para tanto, procura-se caracterizar o contexto de mudança que o sistema internacional vive desde o fim da Guerra Fria e, neste contexto, situar a ascensão da UE, de um lado, e o declínio dos Estados Unidos da América (EUA), de outro. Mais ainda, procura-se evidenciar as diferenças de abordagem e actuação entre esses dois actores – em particular no âmbito do combate ao terrorismo. Em seguida, caracteriza-se a UE enquanto superpotência de natureza civil para, então, discutir-se a viabilidade de um sistema internacional polarizado entre UE e EUA. Por André Tavares Barbosa.

Attachments