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O retábulo-mor da Misericórdia de Bragança e o gosto pelos painéis com relevo figurativo no Norte e Centro do país

Luís Alexandre Rodrigues
2011
18 páginas

Em 1518 o rei D. Manuel assinou o Compromisso da Misericórdia de Bragança. Relativamente às misericórdias portuguesas, a historiografia contemporânea tende a avançar com explicações que põem em jogo as mudanças ocorridas durante a Idade Média, nomeadamente as que respeitam aos fenómenos de piedade e mentalidade colectiva. Os franciscanos ao pregarem a caridade difundiram a crença do Purgatório e a iconografia da Mater Omnium. Numa linha de continuidade muito forte, passaria, figurada em painéis em relevo, para o retábulo maneirista da Misericórdia de Bragança onde se usaram também colunas espiralas que antecediam um novo tempo artístico, o Barroco.

O gosto pela figuração em relevo sobre madeira, um gosto que se funda na estética gótica, prolongar-se-ia até meados do século XVII e XVIII, especialmente no Norte e Centro do país.


Palavras-chave: Retábulo, imaginária, alto-relevo