CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

População e Sociedade n.º 22

Conceição Meireles Pereira (diretora)

CEPESE / Edições Afrontamento
2014
265 páginas

O presente número da revista População e Sociedade, relativo ao ano de 2014, apresenta um dossier temático que aborda uma matéria de premente atualidade – a nova vaga de emigração portuguesa – que, nos últimos tempos, tem sido alvo de numerosas abordagens nos media e aqui é tratada por especialistas de vários domínios com investigação consagrada na área.

Assim, sob coordenação dos professores Ana Canavarro, Manuel Laranjeira Areia e da diretora desta revista, este dossier compõe-se de oito estudos que, não obstante a pluralidade de aspetos de que o fenómeno se reveste, apresentam, no seu conjunto, algumas das linhas mestras da moderna diáspora portuguesa. A emigração, dado tradicional e estrutural do país, tem conhecido diversas conjunturas ao longo dos séculos e coloca-se, nos tempos atuais, com características específicas que urge compreender e analisar, inclusivamente à luz do passado, mas também de dados presentes e estudos prospetivos, recorrendo a metodologias diversas, tantas vezes complementares, com vista à produção de contributos inovadores e fundamentados.

Ora numa perspetiva predominantemente teórica, ora através do estudo de casos, os artigos publicados fornecem dados quantitativos e qualitativos relativos ao recente fluxo emigratório, suas motivações e destinos, estratégias estatais e contextos comparativos de crise, questões de género e idade, grupos profissionais e atividades empreendedoras, segurança e novos meios de comunicação. Diversidade que comprova as múltiplas facetas e complexidade de um fenómeno em curso que permite já reflexões seguras e delas necessita num diálogo imprescindível entre as ciências sociais e uma sociedade em permanente transformação, num quadro de céleres mudanças económicas, políticas e técnicas.

No que concerne à secção Varia, os três artigos que a compõem atestam a diversidade de cronologias e objetos no domínio das ciências sociais e humanidades que esta revista tem contemplado ao longo da sua existência.

A direção da População e Sociedade, na observação dos parâmetros internacionais das publicações científicas que permitem a manutenção da sua indexação nas listas ERIH e Latindex, aproveita para agradecer a cooperação de todos quantos participaram no presente número, designadamente autores, mas também avaliadores científicos, reconhecendo o mérito e esforço do trabalho de ambos.

Maria Ortelinda GonçalvesJudite Ferreira CoelhoMichaël Pereira