CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Projetos de Investigação

No âmbito da sua atividade, e com o objetivo de aumentar o conhecimento em domínios insuficientemente estudados na área das Humanidades e das Ciências Sociais, o CEPESE desenvolve diversos projetos de investigação, uns de âmbito internacional e outros de âmbito nacional, desenvolvendo ainda projetos em parceria com outras instituições, na qualidade de instituição participante. Entre as entidades financiadoras, encontram-se, além da FCT – quer através de financiamento direto, quer através do financiamento plurianual –, outras instituições, públicas e privadas, como a European Science Foundation, Câmaras Municipais, Assembleia da República, Ministérios, Fundações e Empresas.

Global Media Concentration

Através do nosso investigador Paulo Faustino, o CEPESE associou-se a este Projeto de Investigação liderado pela Carleton University do Canadá.

José Guilherme Pacheco (1821-1889)

Apoiado pelo Município de Paredes, este Projeto de Investigação contribuiu para um conhecimento mais aprofundado de José Guilherme Pacheco, figura singular do concelho de Paredes – mas que extravasou largamente as suas fronteiras –, num trabalho biográfico que apresenta os factos marcantes da sua vida pessoal e profissional, desde a sua ação na vida política local até ao desempenho de funções enquanto deputado, integrado na vida política portuguesa do século XIX.

CPLP: Estado de Direito, Direitos Humanos e Democracia

Este Projeto de Investigação tem por objetivo estudar as dimensões reais de evolução do acerto político-diplomático inter-estados no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mormente no âmbito da atividade do Comité de Concertação Permanente, em três principais vertentes correlacionadas: a promoção do Estado de Direito, a dinâmica das Instituições Nacionais de Direitos Humanos da CPLP e o desenvolvimento e a promoção dos mecanismos democráticos (sistemas eleitorais, pluralismo partidário, participação política, etc.).

A Diocese da Guarda ao Tempo da Revolução Liberal de 1820

Os deputados às Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, que iniciaram os seus trabalhos a 26 de janeiro de 1821, influenciados pelas teses do despotismo iluminado e do regalismo, vindas do século XVIII, e pelo exemplo de Espanha, de novo sob regime liberal, procuraram reafirmar o poder do Estado face à Igreja, assumindo a “questão religiosa” como um dos temas centrais do debate ideológico e de discussão. Este Projeto de Investigação vai analisar de que forma essa "questão" se repercutiu na Diocese da Guarda ao tempo das Cortes Constituintes.

Emigração Portuguesa: História e Atualidade

O Projeto de Investigação visa dar continuidade do estudo das grandes migrações internacionais que ocorreram entre a Europa do Sul e a América do Sul desde o século XIX até aos nossos dias, com especial incidência nas migrações entre Portugal e Brasil.