CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

"População e Sociedade" n.º 40

Acaba de ser lançado mais um número da Revista do CEPESE. No seu n.º 40, a Revista "População e Sociedade" é constituída por um dossier temático dedicado ao tema “As Relações Portugal-Galiza. Perspetivas Regionais de Transformação”, sob coordenação de Celso Cancela Outeda, Judite Gonçalves de Freitas e Diogo Ferreira.

Pretende-se com este número apresentar as diferentes vertentes da dinâmica transnacional das relações entre Portugal e a Galiza, no passado e no presente, num momento em que é necessário promover uma reflexão conjunta sobre as bases de relacionamento entre estas comunidades (portuguesa e galega) que, pela proximidade das suas caraterísticas políticas, económicas e culturais e contiguidade geográfica, estão em condições de reforçar a cooperação em setores cruciais para um consolidado e recíproco desenvolvimento. Aliás, “a irmandade existente entre a Galiza e Portugal é uma ideia popular profundamente enraizada que tem sido utilizada e proclamada por escritores e poetas” (Ramon Villares) e consagrada politicamente pela União Europeia denominando-a de Euro-Região Galiza-Norte de Portugal, reconhecendo tratar-se de um território que tende a convergir ou, pelo menos, a admitir um olhar mútuo.

A secção Varia apresenta quatro artigos. Um sobre o direito marítimo a respeitar a bordo dos navios; outro sobre o desastre ambiental que levou à formação de uma rede migratória (o caso de Longarone e Urussanga); um que faz uma análise às políticas de segurança alimentar e nutricional nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; e, por último, um trabalho sobre o jornalismo na Macaronésia insular (Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde) nos sistemas noticiosos ibéricos.

Disponível em: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/populacao-e-sociedade-n-o-40