CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Seminário Internacional – Castilla y Portugal. Fuentes para una Historia Comparada des sus Sistemas Financieros, Económicos y Fiscales (Siglos XIII-XV)

No âmbito do protocolo de cooperação assinado em março de 2018 entre o CEPESE e a ARCA COMUNIS, realizou-se nas instalações do CEPESE, nos dias 12 e 13 de novembro, um Seminário Internacional intitulado Castilla y Portugal. Fuentes para una Historia Comparada de sus Sistemas Financieros, Económicos y Fiscales (Siglos XIII-XV).

Neste primeiro encontro, sobretudo voltado para a discussão de questões teóricas e de análise comparada sobre fontes, destacou-se a necessidade do reforço dos contactos entre investigadores dos dois países, prosseguindo, de resto, um programa já há muito defendido pelo nosso Centro, que tem recebido com frequência a estadia de investigadores espanhóis, em particular dedicados ao estudo da Idade Média Peninsular. O encontro, que contou com a presença de vários estudantes de mestrado e de doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, decorreu num ambiente muitíssimo agradável e frutuoso, sendo de destacar o convite endereçado pela Direção da Revista População e Sociedade para publicação dos textos apresentados num dos próximos números da Revista.